Coimbra  21 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Baptismo do Barco Eléctrico homenageou Carlos Simão

24 de Maio 2023 Jornal Campeão: Baptismo do Barco Eléctrico homenageou Carlos Simão

Hoje, ao final da manhã, realizou-se na Estação Fluvial da Margem Sul – Cabedelo (Figueira da Foz) a cerimónia de Baptismo do Barco Eléctrico que passará a ter o nome do ex Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, Carlos Simão.

Com a presença do homenageado, a que se associaram diversas entidades locais e amigos, a cerimónia iniciou-se logo após a chegada de Santana Lopes, que viajou no barco eletrico que liga a duas margens.

Coube ao pároco da freguesia, Paulo Silvestre, abençoar a cerimónia e a embarcação com algumas palavras litúrgicas, a que se seguiu o baptismo da embarcação.

O homenageado, Carlos Simão, que durante mais de duas décadas presidiu aos destinos da freguesia de São Pedro, com uma obra realizada notável e quando se preparava para ter uma vida mais tranquila, a doença surpreendeu-o e atirou-o para uma cadeira de rodas. Todos reconhecem o trabalho que desenvolveu em prol da freguesia e esta homenagem é sinal que a população e os amigos não o esquecem.

Emocionado, as parcas palavras que conseguiu dizer é que o seu trabalho “foi de grande dedicação à freguesia”, mas as coisas não são como nós queremos e por vezes “somos surpreendidos na vida” como aconteceu comigo. “Nós sonhamos muitas coisas, mas o criador é que manda…” concluiu.

Usaram ainda da palavra o ex-presidente da autarquia, Carlos Monteiro e o presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro, Jorge Aniceto, que disseram que “Carlos Simão vai ser eterno nesta freguesia”.

Encerrou a cerimónia Pedro Santana Lopes que lembrou o homenageado como “um político tenaz e sempre insatisfeito com a obra que realizou”, que “pôs sempre à frente de tudo os interesses de S. Pedro” e por isso continua a ser recordado como “um autarca muito dedicado”.