Coimbra  7 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bandas e dj’s de Coimbra animam Fim de Ano online

22 de Dezembro 2020 Jornal Campeão: Bandas e dj’s de Coimbra animam Fim de Ano online

O programa online e gratuito que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai transmitir na última noite de 2020 vai contar com a participação de 12 bandas de Coimbra: àCapella, Anaquim, Birds Are Indie, Brigada Victor Jara, Diabo a Sete, Pensão Flor, Animais, Macadame, Fado ao Centro, Cordis, A Velha Capital e Os Quatro e Meia.

Depois do fogo de artifício, que vai ser lançado de 21 pontos do concelho, pelo menos um em cada Junta ou União de freguesias, sendo transmitido em directo, a noite continua com a actuação de cinco dj’s, todos eles também de Coimbra: Bad Monkeyz, Club Banditz, Myro & Faiu, Pedro Carrilho e Rui Tomé.

Assim, este fim de ano, a Câmara de Coimbra convida as pessoas a assistirem a diversos espectáculos em segurança, a partir das suas casas, a partir das 21h30.

A apresentação estará a cargo de Catarina Camacho e Herman José, que promete diversos momentos de humor.

A vereadora da Cultura e Turismo, Carina Gomes, salientou, na reunião do Executivo municipal, que, “à semelhança do que já aconteceu nas Festas da Cidade, a Câmara Municipal está a encontrar novas formas de celebração com o foco principal na segurança de todos os envolvidos, adaptando as celebrações ao actual contexto da pandemia”, destacando que “o grande objectivo, agora, é incentivar as pessoas a passarem a noite de fim de ano em casa, evitando os aglomerados habituais das celebrações na via pública e respeitando as medidas decretadas pelo Governo”.

Carina Gomes salientou que este Fim de Ano “é, sobretudo, um reconhecimento e um apoio ao talento artístico e cultural da cidade e aos profissionais da cultura”, recordando que o sector da cultura tem sido dos mais afectados pela evolução da pandemia.

A Câmara de Coimbra desenhou um modelo diferente e arrojado para a última noite de 2020, que pretende chegar em formato digital a milhares de famílias, mantendo assim uma tradição de celebração desta efeméride que se realiza há oito anos consecutivos e que já afirmou Coimbra como um ponto de referência a nível nacional.

Esse mesmo ponto foi também referenciado pela vereadora Carina Gomes. “Durante muitos anos e até ao final de 2013, Coimbra não tinha festa de fim de ano, não tendo qualquer destaque nesta época, o que levava grande parte da população a sair do concelho e a procurar outras paragens. Não havia geração de riqueza na hotelaria, na restauração ou no comércio da cidade”, recordou, salientando que “Coimbra passou a ter uma festa de fim de ano com vários palcos” tendo-se tornado rapidamente “referência para esta época do ano”.

O programa deste ano será, devido à pandemia, transmitido nas redes sociais do município, sendo inteiramente gratuito. Do fado e canção de Coimbra, até à música tradicional, popular e de intervenção, passando pelo indiepop e chegando ao hip-hop, será muito o talento da cidade apresentado neste palco digital que poderá ser visto em todo o mundo.