Coimbra  29 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Banda de Santana da Figueira da Foz toca em festival na Grécia

23 de Maio 2021 Jornal Campeão: Banda de Santana da Figueira da Foz toca em festival na Grécia

A Banda de Música da Sociedade Musical Recreativa Instrutiva e Beneficente Santanense, da Figueira da Foz, participou, na sexta-feira (21), no Festival de Bandas, na Grécia.

A iniciativa foi organizada pela Filarmoniki Lixouriou e pelo Maestro Charalampos Makris.

Este projecto, teve como principal objectivo, invadir a Grécia com música para a celebração da Unificação das Ilhas Jônicas, que são um grupo de ilhas gregas, também conhecidas historicamente como Heptanisia.

Neste sentido, a filarmónica da Grécia, planeou que as bandas dos quatro cantos do mundo que aderissem, gravassem e enviassem um vídeo, onde cada uma das participantes tocassem, se possível, uma marcha grega, uma “harmonia” festiva ou um tema musical à escolha.

A Banda de Santana respondeu afirmativamente ao desafio e partir para a Grécia com um tema novo da música tradicional do grupo, o qual foi arranjado pelo maestro da banda referida, cujo registo sónico difundido através do canal YouTube, pode ser visto e escutado. escutar-se e visionar a

“Por esse motivo e apesar de virtualmente, constituiu uma subida honra podermos ombrear com bandas da Grécia, Espanha, Itália, Portugal e um pouco de todo o espaço artístico que ultrapassa os “muros” europeus, os quais, puderam escutar as melodias e os acordes da Banda de Santana”, refere Francisco Pereira, Maestro da Banda de Santana.

“Além desta iniciativa, estão previstas outras que irão “animar” algumas localidades do nosso e de outros concelhos, para que paulatinamente, possamos voltar a “dar música” pelas ruas, coretos, palcos e outros sítios aonde se possa transmitir outra vez a animação e a alegria que todos necessitamos”, acrescentou.