Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Baixo Mondego Motorfestival decorre no fim-de-semana em Montemor-o-Velho

20 de Junho 2023 Jornal Campeão: Baixo Mondego Motorfestival decorre no fim-de-semana em Montemor-o-Velho

O Baixo Mondego Motorfestival realiza-se no fim-de-semana, no Centro Náutico de Montemor-o-Velho, com ‘drift’, uma pista de todo-o-terreno, uma exposição automóvel e animação musical.

“Este ano a novidade é uma pista de todo-o-terreno, também com várias viaturas em demonstração”, anunciou o presidente da Asphalt Emotion Club, Marco Amaral, na apresentação do festival.

A oitava edição do evento terá uma componente de exposição com automóveis clássicos, desportivos e carros alterados, já que o conceito é juntar o “clássico com o moderno”.

A iniciativa conta com uma vertente de ‘drift’ com mais de 35 pilotos, muitos deles do campeonato nacional, uma zona com mais de 60 expositores ligados ao setor automóvel e uma área de ‘street food’.

“Temos literalmente stands de norte a sul do país e somos uma associação da Carapinheira, do concelho de Montemor-o-Velho. Nós procuramos sempre congregar as outras associações e juntá-las a nós. Portanto, temos algumas coletividades, tanto da freguesia como do concelho, a colaborarem connosco” – adiantou.

Os automóveis que vão ser expostos foram todos seleccionados para estar no evento, mediante uma inscrição que ocorreu, por isso as pessoas não podem participar na iniciativa expondo o seu próprio carro naqueles dois dias.

Este ano, quer em exposição, em ‘stands’ e em prova vão estar presentes cerca de 400 automóveis de várias marcas.

O Baixo Mondego Motorfestival é organizado pelo Asphalt Emotion Club em colaboração com a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e conta com a parceria do Clube Alfa Romeo de Portugal.

“Todos os eventos são importantes em Montemor e este é a exploração de todos os segmentos de ‘mercado’ em que podemos dar uma oferta diferenciada e aqui neste espaço, que é o Centro Náutico”, afirmou o vereador com o pelouro do Desporto, Décio Matias.

As actividades previstas, como o ‘drift’ e a exposição, dão “um complemento ao Centro Náutico que é mais conhecido pela canoagem e pelo remo, quando temos grandes potencialidades para explorar em todos os segmentos”, sustentou o autarca.

Coincidentemente a marca Alfa Romeo vai comemorar, com um programa próprio para associados, os 113 anos de existência da marca, os 100 anos do modelo quadrifoglio e os 40 anos do modelo alfa 33.

“O objectivo do evento, no fundo, é promover a nossa terra, o Baixo Mondego, o Centro Náutico, através de um gosto que nós temos, que é os automóveis e os veículos motorizados”, sublinhou, Marco Amaral.

A organização preparou duas surpresas – a presença de uma ceifeira e ainda de ‘hovercraft’ de Fórmula 1.

A edição de 2023 permitirá ao visitante votar no seu carro favorito, sendo que o automóvel mais votado vai receber uma lembrança.

No ano passado o Baixo Mondego Motorfestival atraiu cerca de 15 mil visitantes e dado ao ‘feedback’ sentido até ao momento, o presidente da Asphalt Emotion Club perspectiva a vinda de “muito mais gente”.

O programa completo pode ser consultado na rede social Facebook do Asphalt Emotion Club.

A entrada é de três euros para um dia ou cinco euros para os dois dias.