Coimbra  9 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Baixa”: Problemas sociais juntam comerciantes e instituições

10 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: “Baixa”: Problemas sociais juntam comerciantes e instituições

“Os problemas sociais não desaparecem se forem apenas afastados, mas enfrentando-os nas causas”, sustentou, hoje, o vereador da Câmara de Coimbra responsável pelo pelouro da acção social, Jorge Alves.

“Não podemos querer que os problemas sociais desapareçam porque deixamos de os ver, afastando-os da nossa porta”, afirmou o autarca, que falava à tarde durante uma sessão de formalização de protocolos de cooperação entre comerciantes da “Baixa” da cidade, através da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

“Estes problemas só se resolvem trabalhando em conjunto” e enfrentando as situações “a montante, nas suas raízes e causas”, sustentou Jorge Alves, elogiando a cooperação entre APBC e as IPSS para intervirem naquela área da zona histórica da cidade – e que são “pelo menos 14 entidades” -, mas sem ignorar que “os cidadãos têm todos os mesmos direitos”.

A cooperação entre comerciantes e IPSS passa por acções como a divulgação e promoção recíproca de iniciativas de ambos os parceiros, competindo designadamente aos comerciantes a venda de produtos e a integração profissional de utentes de IPSS e a estas sensibilizarem os operadores económicos da “Baixa” para as problemáticas sociais.

Na sessão de hoje foram formalizados protocolos entre a Agência e as instituições Integrar, Ergue-te e Obra Social do Distrito de Coimbra. A Caritas e a AMI também irão formalizar idênticos protocolos, prevendo a APBC alargar a cooperação a todas as instituições que intervêm na “Baixa” da cidade.

No sequência dos acordos assinados, vai realizar-se em 24 de Fevereiro, no Teatro da Cerca de São Bernardo, na “Baixa” de Coimbra, um encontro de comerciantes e IPSS que operam nesta área da cidade, aberto à participação da população em geral, para apresentação e debate de “estratégias a adoptar” para enfrentar as “problemáticas sociais” e discutir “novas formas de intervir”, anunciou o presidente da APBC, Vítor Marques.

Durante a sessão foram entregues, por outro lado, os prémios relativos ao concurso de montras promovido neste Natal e quatro cabazes a outras tantas IPSS, constituídos pelos mais “diferentes produtos”, oferecidos pelos comerciantes da “Baixa” de Coimbra, no âmbito de iniciativas promovidas pela APBC.