Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Baixa de Coimbra volta a ser Montra de Artes & Ofícios no domingo

15 de Julho 2023 Jornal Campeão: Baixa de Coimbra volta a ser Montra de Artes & Ofícios no domingo

As Ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, na Baixa de Coimbra, acolhem, no domingo (dia 16), mais uma edição da “Montra das Artes & Ofícios”.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, promove a salvaguarda do património cultural material e imaterial de Coimbra e da região, nas suas diferentes práticas e expressões artísticas concebidas artesanalmente, destacando-se o trabalho ao vivo.

A iniciativa decorre das 9h00 às 19h00 e conta com a presença de 20 artesãos.

A “Montra das Artes & Ofícios” dinamiza o “coração” da cidade de Coimbra com a presença de artesãos que divulgam as artes e os ofícios tradicionais, em permanente diálogo com as criações artísticas contemporâneas, potenciando o saber fazer direcionado para a área do artesanato.

A partir das 9h00 até às 19h00, as ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz transformam-se numa “montra” ao ar livre onde a criação de produtos com recurso a diversificadas técnicas e matérias-primas pode ser apreciada ao vivo, já que a demonstração das várias fases de concepção das peças estará integrada no evento.

Vão estar representadas áreas tradicionais como a cestaria, a cerâmica (com destaque para a faiança de Coimbra), a tecelagem de Almalaguês, a tanoaria, os trabalhos em couro, entre outros produtos de autor. A iniciativa desafia, assim, os visitantes (locais e turistas) a explorar o património material e imaterial que Coimbra e a região oferecem.

A “Montra das Artes & Ofícios” tem uma periodicidade mensal (terceiros domingos do mês) e resulta de uma parceria da Câmara Municipal com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a CoimbraMaisFuturo e o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património.

As próximas edições da “Montra de Artes & Ofícios” decorrem a 20 de Agosto, 17 de Setembro, 15 de Outubro, 19 de Novembro e 17 de Dezembro.