Coimbra  27 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Baixa” de Coimbra florida e mais animada durante um dia

4 de Maio 2018 Jornal Campeão: “Baixa” de Coimbra florida e mais animada durante um dia

Durante este fim-de-semana, a “Baixa” de Coimbra vai encher-se de gente, amanhã (05), devido à realização de mais uma edição da ‘Festa da Flor e da Planta’, e no domingo (06), com o célebre cortejo da Queima das Fitas.

A iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, que pretende “celebrar a natureza” e encher a “Baixa” da cidade de flores, plantas e muita animação, vai realizar-se na praça de 08 de Maio e ruas de Visconde da Luz e de Ferreira Borges, entre as 10h00 e as 18h30.

Segundo a autarquia, o evento que “sensibilizar os cidadãos para a prática de condutas que promovam a biodiversidade valorizando a beleza, o valor ornamental, espiritual, odorífico, medicinal, artístico, cultural e económico que as flores e as plantas encerram neste âmbito”.

A iniciativa reúne mais de meia centena de expositores, entre viveiristas, floristas, associações de âmbito cultural e recreativo, e uma instituição de ensino vocacionada para a agronomia, que prometem encher as principais artérias da “Baixa” com “pitorescos quadros florais que imprimem a esta acção de rua muita cor, alegria e criatividade”.

O certame será marcado pela recriação de tradições da região de Coimbra, por parte de colectividades do concelho, seja através de um desfile etnográfico onde não faltarão os pregões de outrora (pelas 11h00), seja pela presença de expositores com gastronomia e doçaria tradicional.

A realização de um ‘workshop’ sobre plantas purificadoras do ar, dinamizado por Paula Maduro, representa uma das novidades da iniciativa, e vai decorrer entre as 14h30 e as 15h30. O tema será sobre a “importância das plantas na purificação e desumidificação do ar, em contexto doméstico” e tem acesso gratuito (com inscrição prévia, junto do expositor “Espaço Madurinha”). Este atelier permitirá o contacto com plantas que absorvem gases poluentes ou que eliminam a humidade, com a certeza de que serão, ainda, dadas “dicas” sobre cuidados de manutenção das plantas de interior.

Ao longo do dia não irão faltar diversos apontamentos de animação musical que imprimem um ambiente ainda mais festivo à iniciativa, designadamente, pela presença da Tuna Souselense (das 12h00 às 12h30), das Mondeguinas – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra (pelas 15h00) e do Grupo de Concertinas “Sons de Casconha” (pelas 16h00).