Coimbra  18 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Baixa” animada com concertinas, dança e tunas populares

31 de Julho 2019

Este Verão, pelo menos durante três sábados, a “Baixa” de Coimbra irá animar conimbricenses e turistas com espectáculos de concertinas, dança e tunas populares.

A iniciativa é da Associação Cultural e Recreativa de Coimbra, em parceria com a Câmara Municipal e apoio da Agência para a Promoção da Baixa (APBC), e tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos sempre com grande sucesso.

Este ano as actividades começam já no próximo sábado (03), pelas 21h00, na praça de 08 de Maio, com o ‘Encontro de Concertinistas’, que contará com a presença de 10 grupos, provenientes de vários pontos do país, num total de 150 participantes.

Afonso Lázaro Pires, presidente da Associção Cultural e Recreativa de Coimbra (ACRC), explicou que este é o primeiro de três eventos que a ACRC vai promover na “Baixa”, local onde vai “mostrar à cidade todas as suas actividades”.

Assim, no sábado (03), no coração da cidade, as concertinas vão fazer-se ouvir através dos grupos de Coimbra, do grupo “Os Amigos a Gaita” (Ansião); Associação DRC de Forno Telheiro (Celorico da Beira); de Unidos da Concertina (Ferreira do Zêzere); Escola de Música Pauta de S. Miguel (Vila Nova de Oliveirinha); Concertinas de Serpins (Lousã); Escola de Concertinistas da Lousã; e, ainda, grupos de Poença-a-Nova, Gouveia e Dornes.

Outra das actividades promovidas pela ACRC, que está prevista para 14 de Setembro, à mesma hora e no mesmo local, é o ‘Encontro de Dança’, com grupos de várias origens.

Já no sábado seguinte, dia 21 de Setembro, realizar-se-á o ‘Encontro de Tunas Populares’.

O presidente da entidade organizadora considera que “estão reunidas as condições para uma grande afirmação da ‘Baixa’” e para mostrar à cidade o trabalho que a colectividade tem desenvolvido ao longo dos anos.

Mas as iniciativas não ficam por aqui, neste que é um ano em que a Associação de Coimbra celebra o seu 40.º aniversário, as actividades prolongam-se até Dezembro, com o Festival Nacional de Dança Moderna, a 26 de Outubro e uma Gala de final de ano, a 07 de Dezembro, para além de outras acções previstas.

Para Vítor Marques, presidente da APBC, estes eventos vêm enriquecer e reforçar a vasta oferta que existe na “Baixa” durante o Verão, tendo um carácter “diferenciador e mobilizador”, ao juntarem no centro histórico grupos de vários pontos do país.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com