Na próxima semana, a “Baixa” de Coimbra vai celebrar os santos populares na sua forma mais tradicional: de segunda-feira (05) a sábado (10) realiza-se mais uma edição da “Festa da Sardinha” e na noite de sexta-feira (09) são as marchas populares a atrair as atenções.
As duas iniciativas foram apresentadas, hoje, pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), que espera, como sempre, “atrair as pessoas a este espaço público bastante rico, de lazer, de encontros e de eventos”, salienta Vítor Marques, presidente da APBC.
O responsável espera que, com a ajuda da Feira Cultural, na próxima semana “a ‘Baixa’ possa ser o verdadeiro centro da cidade”.
A “Festa da Sardinha”, que contabiliza a sua segunda edição, tem 30 restaurantes aderentes, nas várias ruas do centro histórico e da “Baixinha”, um número que deixa a organização “satisfeita”. O evento gastronómico irá decorrer de segunda-feira (05) a sábado (10) e a sardinha será a “rainha” à mesa, ao almoço e ao jantar, neste que é o seu mês de eleição.
Quanto às “Marchas Populares”, que vão já na oitava edição, este ano conta com a participação de 13 grupos, num total de perto de 850 marchantes. Uma iniciativa que, segundo Vítor Marques, “se mantém viva e atractiva, uma prova de que as pessoas vêm por prazer e não pelo que possam receber a nível monetário”.
As marchas vão percorrer grande parte das ruas da “Baixa” (mesmo as mais estreitas), que estarão devidamente decoradas, na noite de sexta-feira (09), a partir das 20h30 (rua da Sofia – que estará fechada ao trânsito; Terreiro da Erva; eixo praça de 08 de Maio – Portagem; praça do Comércio; rua da Sota; Azeiteiras; largo do Romal; rua das Padeiras; dos Sapateiros; da Gala)
Na praça de 08 de Maio haverá actuação de cada uma das marchas com a duração de 20 minutos, nas restantes ruas, as marchas participantes serão divididas em três grupos.
O desfile tem, ainda, previstos pontos de actuação estática na rua da Sofia, ruas de Visconde da Luz e Ferreira Borges, largo da Portagem, praça do Comércio e praça de 08 de Maio.
A participar nas Marchas Populares deste ano estão: Antanhol; Artes de Palco (Vila Nova de Anços); Arregaça; São João de Vila Nova; Eiras; Santa Clara; Santo António dos Olivais; Semide; Vale de Açor; Freguesia Cernache; Brasfemes; Espite; e Barqueira.
______
Restaurantes aderentes à “Festa da Sardinha”