Coimbra  17 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Programa Bairro Feliz com inscrições abertas

21 de Abril 2022 Jornal Campeão: Programa Bairro Feliz com inscrições abertas

O programa Bairro Feliz do Pingo Doce já tem as inscrições abertas para a nova edição. Este programa pretende, através de cada loja da insígnia, apoiar uma causa local que promova um impacto positivo na comunidade onde se insere.

O programa destaca-se por incentivar a população a mobilizar-se para inscrever ideias que gostariam de realizar em prol do bem-estar da vizinhança. No final, serão novamente os vizinhos que irão votar para escolher a causa que cada loja Pingo Doce vai apoiar com até 1.000 euros.

As ideias podem ser submetidas por grupos de cinco vizinhos ou qualquer entidade (Associações, IPSS, Fundações, Cooperativas, entidades públicas ou privadas, etc.). As áreas de abrangência são: Saúde, Bem-estar e Desporto, Apoio Social e Cidadania, Cultura e Património, Turismo e Lazer, Educação e Ambiente e Causa Animal.

Filipa Pimentel, directora de Sustentabilidade e Impacto Local do Pingo Doce, afirma que: “O Bairro Feliz é muito mais do que um Programa de apoios do Pingo Doce. É um Programa que dá oportunidade e voz aos moradores de cada bairro e às entidades locais para inscreverem ideias que gostariam de concretizar para melhorar o seu bairro e o bem-estar da vizinhança, contando com o apoio da sua loja Pingo Doce. A grande mobilização que se verificou na 1ª edição nacional em 2021 reforçou o que já sabíamos – que nós, portugueses, somos muito solidários e atentos ao próximo e, por isso, aderimos a estas iniciativas e a causas comuns. E se sempre foi importante olharmos uns pelos outros, agora, mais do que nunca, sentimos verdadeiramente a importância de cuidarmos uns dos outros, começando por quem está aqui ao lado, não apenas as nossas famílias, mas quem vive no prédio, na vizinhança, no bairro.”

O Bairro Feliz divide-se em 3 fases: inscrição das ideias até 2 de Junho; avaliação por parte do Júri, de 3 de Junho a 9 de Setembro; Votação nas lojas, 10 de Setembro a 22 de Outubro e divulgação das causas vencedoras de cada loja, a 22 de Outubro.

As inscrições podem ser feitas através do site do Pingo Doce. As entidades locais ou grupos de vizinhos têm assim até ao dia 2 de Junho para inscrever a sua ideia. Todas as inscrições serão avaliadas por um grupo de jurados, composto por cerca de 200 especialistas em diversas áreas de conhecimento, que irá, posteriormente, seleccionar duas causas finalistas para cada loja Pingo Doce que irão avançar para votação popular.

No final, a causa mais votada pela vizinhança receberá o montante necessário para a sua concretização, até ao valor máximo de 1.000 euros. Os vencedores terão seis meses para implementar o projecto.

Após duas edições de âmbito regional – na zona Norte – e uma em todo o território continental e Região Autónoma da Madeira, o Programa Bairro Feliz estende-se agora ao arquipélago dos Açores, onde o Pingo Doce está presente desde Dezembro de 2021. Nas três edições passadas foram apoiadas 587 causas, o que representa um investimento do Pingo Doce de mais de meio milhão de euros.

Alguns exemplos de causas que foram inscritas nas edições anteriores incluem a renovação de recreios em creches, jardins com novos baloiços, mais livros para bibliotecas e espaços de cultura, novos instrumentos para bandas musicais, novos equipamentos para bombeiros ou escuteiros e casotas novas para associações de animais, entre muitas outras ideias.

O Programa Bairro Feliz insere-se na área de Sustentabilidade e Impacto Local do Pingo Doce, tendo como principal objectivo reforçar o envolvimento com a comunidade local e o compromisso com a vizinhança em cada um dos bairros onde existe uma loja Pingo Doce.