Coimbra  23 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bairrada ultrapassa os 20 milhões de litros de vinhos

17 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Bairrada ultrapassa os 20 milhões de litros de vinhos

A produção de vinhos da Bairrada ultrapassará este ano os 20 milhões de litros, com qualidade elevada para brancos e rosados e um aumento de 10 por cento em relação ao ano passado, avançou, esta quinta-feira, o presidente desta Comissão Vitivinícola.

As vindimas estão a decorrer em bom ritmo em toda a região bairradina, condicionadas pelas regras de distanciamento social devido à pandemia de covid-19.

A vontade de evitar agrupamentos de trabalhadores em espaços confinados provocou uma mudança de comportamentos, nomeadamente na hora das refeições e em tarefas simples, mas a colheita das uvas não sofreu atrasos.

“Este ano será uma colheita normal em quantidade na nossa região, com um aumento de cerca de 10 por cento em relação a 2019, que foi um ano com menos produção do que o normal”, disse à Lusa Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada.

As condições climatéricas, com um Setembro quente e seco e períodos de grande calor em Junho e Julho apontam para uma safra de grande qualidade.

“Até ao momento, o clima tem ajudado bastante. Depois de um período em Maio em que foi necessária muita atenção na vinha, nomeadamente com o míldio, as coisas acabaram por correr bem e estamos uma vez mais a colher mais cedo que o esperado”, disse o presidente.

“Em termos qualitativos será um ano de muito boa qualidade nos brancos e rosados, que estão praticamente todos colhidos, sendo que nos tintos a expectativa também é elevada”, avança Pedro Soares, acrescentando que “é preciso aguardar mais um pouco por certezas”.

A Bairrada tem actualmente cerca de 2 500 produtores vinícolas, que exploram 6. 500 hectares de vinha, de acordo com os registos da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB).