Coimbra  29 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bairrada recebe VinoEuro 2024 Portugal

21 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Bairrada recebe VinoEuro 2024 Portugal

Os municípios de Anadia, Mealhada e Oliveira do Bairro vão ser palco da competição VinoEuro 2024 Portugal que irá decorrer entre 22 e 25 de Maio, numa organização da União das Selecções Nacionais Europeias de Futebol de Enólogos (UENFW) e da Associação de Futebol dos Vitivinicultores de Portugal. A competição vai contar com a participação de oito países, Portugal, Itália, Suíça, Hungria, Eslovénia, República Checa, Áustria e Alemanha.

O sorteio dos jogos vai acontecer, no próximo dia 28 de Outubro, pelas 15h00, no CAR – Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos, onde estarão presentes representantes das oito selecções, bem como outras personalidades ligadas ao mundo do futebol nacional. De sublinhar ainda que Portugal e a República Checa serão os cabeças de série dos grupos.

Os encontros de futebol vão decorrer nos três concelhos, sendo que os jogos das meias-finais decorrem na Mealhada e Oliveira do Bairro, e a final do VinoEuro 2024 no Estádio Municipal de Anadia. A organização prevê a presença de cerca de 250 pessoas, oriundas dos oito países.

A cada dois anos as equipas de futebol, constituídas maioritariamente por vitivinicultores, defrontam-se no VinoEuro, sendo que este evento tem vindo a prosperar imenso com a enorme paixão que o futebol gera. A última edição decorreu, em 2022, na República Checa.

Recorde-se que a primeira competição do VinoEuro aconteceu em 2018, na sequência da criação da União das Selecções Nacionais Europeias de Futebol de Enólogos (UENFW), com sede na Universidade Hochschule Geisenheim, na Alemanha, e que tem por objectivo apresentar a combinação de vinho e futebol na Europa como património cultural comum. Segundo o seu presidente, Robert Lönarz, “o vinho e o futebol podem ultrapassar todas as barreiras linguísticas, sociais e culturais e queremos contribuir para uma Europa livre, pacífica e amigável”.