Coimbra  11 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Bacalhau e seus derivados encerram “Figueira Sabor a Mar”

15 de Novembro 2019

Fig Foz Bacalhau 3

 

A edição de 2019 do Figueira com Sabor a Mar está a chegar ao fim e para encerrar o festival nada melhor que o “Bacalhau e seus derivados”, até porque o Natal está a aproximar-se e é a quadra indicada para esta especialidade.

O Bacalhau é um peixe que pode proporcionar as mais diversificadas ementas, saboroso e muito apreciado, iguaria típica da culinária portuguesa, sempre presente nos cardápios e que agora vai estar em grande destaque em 12 restaurantes da Figueira da Foz, de 22 a 30 de Novembro.

Este evento pode ter maior êxito se apostarmos nos derivados do bacalhau, como os sames, línguas, caras, espinhaços, chora, caras fritas, bacalhau desfiado com cebola, bolos de bacalhau, pataniscas, línguas panadas fritas ou de vinagrete, etc.”, refere o empresário Mário Esteves, acrescentando que os restaurantes podem, através do bacalhau, “proporcionar excelentes pratos mais substanciais, desde sames com grão, bacalhau à Brás, canja ou chora, arroz de grelos com bacalhau, ou línguas, e tantas outras variedades”.

A apresentação da iniciativa realizou-se, ontem, no restaurante Dory Negro, em Buarcos, e juntou os promotores, autarcas e vários patrocinadores, com destaque para o bacalhau da Lugrade que foi servido nesta apresentação, os vinhos do Valle do Nídeo, os Cafés Delta, o Sol Engarrafado, entre outros.

Além de Mário Esteves, usaram ainda da palavra José Duarte, José Esteves e o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, que salientou: “A gastronomia é cada vez mais importante para nós e para o turismo e o resultado de todos, neste esforço conjunto, é a qualidade de serviço que cada vez mais valoriza e enriquece a gastronomia figueirense”.

Os 12 restaurantes participantes no “Bacalhau e seus derivados” são: Casa das Enguias “O Grazina”; Adega da Quinta; “Marégrafo”; Casa Marquinhas; “Caçarola Dois”; “Caçarola Um”; “A Cantarinha”, Casa Mota; Aldente; Casa dos Papagaios; Dory Negro; Pizzaria Ratolas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com