Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“B4Europe” do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz conquista prémio

11 de Abril 2024 Jornal Campeão: “B4Europe” do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz conquista prémio

O Clube Europeu “B4Europe”, uma jovem iniciativa dedicada à promoção da literacia europeia e participação cívica dos jovens, do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz conquistou um prémio no Concurso dos Clubes Europeus 2023/2024.

Os Clubes Europeus surgiram em 1986, após a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), tendo o país coordenado esta rede até 2007. Actualmente, estes clubes prosperam em diversas escolas, abrangendo desde o Pré-Escolar até ao Secundário, tanto em instituições públicas como privadas, representando todas as regiões do Continente e Ilhas.

O principal objectivo destas iniciativas é fomentar a literacia europeia e a participação cívica dos jovens, fortalecendo a sua identidade e valores de cidadania europeus. Entre as actividades promovidas pelos Clubes Europeus destacam-se a celebração de datas e efemérides, a organização de Semanas Temáticas, eventos transversais e a participação em programas e projectos europeus e intercâmbios.

O “B4Europe”, em particular, tem-se destacado pela sua criatividade e empenho na realização de actividades que envolvem os seus membros, desde a criação de murais até à escrita de artigos para o Boletim dos Clubes Europeus. Além disso, o clube está sempre à procura de novos talentos e entusiastas para se juntarem à sua missão.