Coimbra  25 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Avelãs Nunes vai receber ‘honoris causa’ da Universidade de Valladolid

27 de Junho 2018

O professor catedrático jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) António José Avelãs Nunes vai receber, na próxima semana (05 de Julho), o grau de doutor ‘honoris causa’ pela Universidade de Valladolid (Espanha).

Esta que é uma das mais antigas universidades europeias reconhece a “especial relevância que o professor Avelãs Nunes tem tido e tem como docente e investigador na área do Direito Económico e Comercial, amplamente reconhecido em Portugal e na esfera internacional, especialmente na América Latina, e desde um centro com o prestígio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra”.

António Avelãs Nunes considera que “para um universitário, a recompensa maior é o reconhecimento dos seus colegas”. “Senti-me honrado e feliz, naturalmente. Devo confessar, porém, que me senti também muito preocupado, receando não ter capacidades nem forças para assumir plenamente as responsabilidades acrescidas como universitário que decorrem deste facto”, sublinha.

O catedrático acredita, ainda, que a concessão deste título pela Universidade de Valladolid só foi possível porque é “professor jubilado da Faculdade de Direito de Coimbra, onde ensinou Francisco Suárez, que foi também professor em Valladolid”.

“Esta homenagem à minha pessoa talvez seja também uma homenagem à Faculdade de Direito de Coimbra, onde me formei e na qual ensinei durante mais de 40 anos. Será vaidade da minha parte – e não pequena vaidade! – pensar que possa ter sido escolhido para este efeito. Mas sinto-me mais confortável nesta companhia”, acrescenta.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com