Coimbra  9 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Autocarros eléctricos dos SMTUC evitam 510 toneladas de CO2

23 de Junho 2020 Jornal Campeão: Autocarros eléctricos dos SMTUC evitam 510 toneladas de CO2

Os novos autocarros 100 por cento eléctricos que reforçaram a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) entraram em funcionamento há cerca de um ano (20 de Junho de 2019) e já evitaram a libertação de cerca de 510 toneladas de gases carbónicos para a atmosfera.

Estas viaturas já percorreram cerca de 440 000 quilómetros, tendo economizado cerca de 140 toneladas equivalentes de petróleo.

A aquisição destes veículos com melhor desempenho ambiental é uma aposta da Câmara de Coimbra que tem como objectivo continuar a renovar a frota dos SMTUC com veículos com melhor desempenho ambiental e reduzir o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estuda e de outros poluentes atmosféricos.

Para além da aquisição de veículos, o Município está, também, a reforçar o serviço público de transportes urbanos através da expansão da rede e da contratação de motoristas. “Em curso continuam os trabalhos para fazer chegar, em breve, novas linhas a outras localidades do concelho”, garante a autarquia.

Já no passado mês de Fevereiro a Câmara aprovou a expansão e melhoria da rede dos SMTUC para a zona nordeste do concelho, com um reforço da oferta nas localidades de Cova do Ouro, Lordemão, Redonda e Serra da Rocha.