Coimbra  29 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Autocarros dos SMTUC vão chegar à zona norte do concelho de Coimbra em Abril

4 de Março 2021 Jornal Campeão: Autocarros dos SMTUC vão chegar à zona norte do concelho de Coimbra em Abril

A Câmara de Coimbra anuncia que os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos (SMTUC) vão alargar a oferta e, a partir de Abril, a rede vai ser prolongada às freguesias da zona norte do concelho.

O alargamento da rede de transportes públicos irá abranger Brasfemes, Souselas e Botão, sendo ainda reforçada nas freguesias de Eiras, São Paulo de Frades, Trouxemil e Torre de Vilela.

Segundo a CMC, a criação destas novas cinco linhas vai beneficiar mais de 20 mil habitantes com “o aumento da oferta, de fiabilidade e de qualidade dos transportes, para além de permitir o acesso às tarifas sociais praticadas pela autarquia, criando poupança às famílias residentes na zona norte de Coimbra”.

O Município refere que “continua a expandir estrategicamente o serviço público de transportes para várias localidades do concelho, à medida que vai reforçando o serviço com a contratação de mais motoristas e a aquisição de mais autocarros”.

Depois de, em Dezembro de 2019, os SMTUC terem chegado à zona sul, passando a servir as freguesias de Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Ceira, Cernache e Torres do Mondego e reforçando ainda o serviço em São Martinho do Bispo, o objectivo continua a ser alargar a oferta pelo território, agora para a zona norte.

Nesse sentido, oEexecutivo municipal vai analisar e votar, na sua reunião da próxima segunda-feira, uma proposta para prolongar a rede de transportes públicos até às freguesias de Brasfemes, Souselas e Botão, reforçando em simultâneo a oferta nas freguesias de Eiras, São Paulo de Frades, Trouxemil e Torre de Vilela.

“Este novo prolongamento só é possível devido à estratégia de valorização dos transportes públicos que a Câmara de Coimbra assumiu nos últimos anos, sob a liderança de Manuel Machado”, refere a CMC.

Com os novos 21 motoristas que entraram nos quadros dos SMTUC em Janeiro deste ano, a CMC a admitiu 64 trabalhadores para a função de motorista de transportes colectivos de passageiros nos últimos quatro anos.

No mesmo sentido, a autarquia reforçou a frota com 79 viaturas nos últimos sete anos: 49 autocarros (10 eléctricos), 23 mini-autocarros (11 eléctricos e 2 híbridos), duas carrinhas de transporte especial e cinco viaturas de apoio, num investimento superior a 12 milhões de euros.

Em curso está ainda a aquisição de cinco novos autocarros 100% eléctricos ‘standard’, e respectivos carregadores, à empresa BYD Europe B.V., que venceu o concurso público internacional, por 2,4 milhões de euros, pois o objectivo da autarquia é, também, continuar a renovar a frota dos SMTUC com veículos com melhor desempenho ambiental e reduzir o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos.

As novas linhas

A partir de Abril, vão ser criadas linhas que ampliam a oferta da rede dos SMTUC, de forma directa, em diversas localidades. Desde logo, às povoações de Souselas, Marmeleira, S. Martinho do Pinheiro, Cioga do Monte e Zouparria do Monte, designadamente: Linha n.º 50 (Manutenção/Sargento Mor – via Trouxemil), que terá a variante 50M (Manutenção/Sargento-Mor – via Trouxemil e regresso por Marmeleira); a Linha nº 50T – Manutenção/Sargento-Mor (via Souselas), que terá a variante 50S (Manutenção/Sargento-Mor – via Souselas e Marmeleira); e a Linha nº 51 (Manutenção – Marmeleira – via Souselas).

Actualmente estas localidades têm um serviço de transportes desequilibrado, havendo zonas que nos dias úteis apenas têm serviço ao início da manhã e final da tarde e outras sem qualquer oferta. Aos fins-de-semana a oferta é quase nula, resumindo-se apenas a um serviço em Souselas aos sábados e sem qualquer oferta aos domingos e feriados.

Com a entrada em funcionamento desta nova oferta dos SMTUC, em Abril, as localidades de Marmeleira e S. Martinho do Pinheiro terão um reforço do serviço de transporte público de 20 viagens aos dias úteis, 10 viagens ao sábado e quatro viagens ao domingo e feriados, enquanto que Souselas e Zouparria do Monte passarão a ter 54 viagens aos dias úteis, 32 viagens ao sábado e 17 viagens ao domingo e feriados.

Já para servir as povoações de Outeiro do Botão, Botão, Larçã, Mata de S. Pedro, Paço, Póvoa do Loureiro e Paúl a autarquia vai criar a Linha n.º 52 (Pedrulha/Póvoa do Loureiro – via Mata de S. Pedro), com as variantes 52M (Pedrulha/Mata de S. Pedro), 52P (Pedrulha/Póvoa do Loureiro); 52T (Pedrulha/Mata de S. Pedro – via Botão).

Actualmente estas localidades são servidas por linhas intermunicipais com uma oferta aos dias úteis de quatro viagens ao início da manhã, duas à hora de almoço e uma ao final do dia, no sentido de Coimbra. Aos sábados apenas existe um serviço ao início da manhã para Coimbra e regresso ao início da tarde, sendo que a Mata de S. Pedro tem uma oferta ainda mais reduzida. Aos domingos e feriados não têm atualmente qualquer oferta.

Com a entrada em funcionamento dos novos serviços municipais as localidades de Souselas, Outeiro do Botão (Cruzamento), Botão (Cruzamento) e Larçã, terão uma oferta de transporte público de 34 viagens aos dias úteis, 14 viagens ao sábado e quatro viagens ao domingo e feriados; as localidades de Botão e Mata de S. Pedro terão uma oferta de serviço de 13 viagens aos dias úteis, seis aos sábados e duas ao domingo e feriados; e as localidades de Outeiro do Botão, Paço, Póvoa do Loureiro e Paúl uma oferta de serviço de 12 viagens aos dias úteis, seis aos sábados e duas ao domingo e feriados.

A informação dos serviços municipais refere ainda que, tendo em vista a redução dos tempos de percurso e optimização das frequências, estas linhas têm como destino os interfaces da Ponte de Eiras e da Pedrulha, os quais se preveem criar, à semelhança do que aconteceu em Casconha, a partir dos quais existem diversas ligações para vários destinos da cidade, entre os quais a zona de Celas-Hospitais e a Solum.

A freguesia de Brasfemes também vai passar a ser servida pelos SMTUC, pela nova Linha n.º 53 (Ponte de Eiras/Brasfemes), que vai servir também a localidade de Vilarinho. Atualmente estas localidades são servidas por linhas intermunicipais com uma oferta de 28 serviços aos dias úteis, aos sábados oitos serviços e aos domingos quatro serviços. O novo serviço prestado pelos SMTUC vai garantir uma oferta de 26 viagens aos dias úteis, 12 viagens ao sábado e quatro ao domingo e feriados, verificando-se um reforço da oferta de transporte público para a extensão de saúde de Eiras. Esta linha também terá como destino os interfaces da Ponte de Eiras e da Pedrulha, a partir dos quais existem diversas ligações para vários destinos da cidade.

O interface da Pedrulha (Centro de Formação Profissional), que servirá de ponto de transbordo com as linhas 35 (HUC-Pedrulha) e 5 (Pedrulha-Estádio Municipal) irá localizar-se na paragem já existente, apenas sendo necessário prolongar a zona de paragem, de forma a acomodar dois veículos em simultâneo, caso seja necessário. Já o interface previsto para a Ponte de Eiras, localiza-se nos terrenos adjacentes à Escola Rainha Santa. Esta localização permitirá a ligação com as Linhas 2T (Manutenção-Vil de Matos), a 36 (Praça da República Ponte de Eiras) e as novas Linhas 50 (Manutenção/Sargento-Mor, via Trouxemil) e 50T (Manutenção/Sargento Mor, via Souselas). Este interface necessita da realização de trabalhos de construção civil, os quais serão promovidos pelos serviços municipais.

Estes novos serviços vão ter um período experimental, que vai decorrer até ao início do ano lectivo 2021/2022, por forma a avaliar o funcionamento das linhas em período lectivo e não lectivo, podendo ir sofrendo ajustes para melhorar o desempenho relativamente aos itinerários, paragens, horários e frequências mínimas. Durante este período, os residentes que actualmente acedem aos passes bimodais poderão continuar a usufruir deste serviço, caso assim o entendam.

Recorde-se ainda que os custos com os SMTUC são suportados pelos cofres municipais, representando um investimento anual superior a nove milhões de euros.