Coimbra  19 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Autárquicas: Jaime Ramos quer área metropolitana de Coimbra

21 de Março 2017

O candidato da coligação PSD-CDS-PP à Câmara de Coimbra anunciou, hoje, que “está determinado a lutar” pela criação de uma área metropolitana, à semelhança das existentes em Lisboa e Porto.

Jaime Ramos referiu, em conferência de Imprensa, que a lei da criação de áreas metropolitanas consagra uma população mínima de 350 000 habitantes, o que Coimbra e os municípios vizinhos, incluindo a Figueira da Foz, ultrapassa, atingindo mesmo mais de 400 000 pessoas com a Comunidade Intermunicipal.

“Está na hora de termos um discurso independente e sem subserviências”, declarou o candidato, sustentando que “Coimbra precisa de capacidade de se afirmar e de ter acesso a mais recursos, não apenas para si, mas para a região e o país”.

Jaime Ramos entende que “o PS lida mal com Coimbra”, lembrando que as sedes da Direcção Regional de Economia e da região de Turismo do Centro foram para Aveiro e a da Direcção Regional de Agricultura para Castelo Branco.

Sobre o processo de descentralização que o Governo tem anunciado, o candidato considera que não se deve passar competências para as autarquias por “outsourcing”, que Coimbra “deve fazer trabalho diplomático junto de outras capitais de distrito para se exigir que serviços instalados em Lisboa possam ser deslocalizados”, assim como “deve ser gerado um consenso nacional , supra partidário, que impeça que novos serviços, criados pelo Estado, para servir os portugueses, sejam instalados na capital”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com