Coimbra  14 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Autárquicas: Célia Freire (PSD) quer apostar no desenvolvimento económico em Ansião

17 de Março 2021 Jornal Campeão: Autárquicas: Célia Freire (PSD) quer apostar no desenvolvimento económico em Ansião

A cabeça de lista do PSD à Câmara de Ansião, Célia Freire, disse hoje que o grande foco da sua candidatura nas eleições autárquicas é a aposta no desenvolvimento económico.

“O grande foco em que teremos de apostar é o desenvolvimento económico, captando e atraindo mais investimento, principalmente no Parque Empresarial do Camporês”, afirmou à agência Lusa Célia Freire, salientando que “havendo empresas há criação de postos de trabalho e fixação da população”.

A candidata, de 47 anos e professora de formação, referiu que o concelho de Ansião “está na transição entre o litoral e o interior e tem sentido a perda de população, matéria que tem de nortear a acção de qualquer Executivo”.

Célia Freire adiantou que aceitou o “grande desafio” de ser cabeça de lista pelo PSD à Câmara de Ansião porque quer “um concelho melhor”.

“O grande objectivo é trabalhar para termos um concelho melhor e recuperar a Câmara para o partido”, declarou.

“O percurso que fiz deu-me um conhecimento bastante abrangente das necessidades do concelho. Conheço muito bem o concelho e percebo que, nestes últimos anos, perdeu muito do seu protagonismo em termos regionais”, considerou.

Segundo a candidata, Ansião era “um concelho que no norte do distrito de Leiria tinha um pulmão económico e que, infelizmente, estagnou desde 2017”, exemplificando que só esta semana arrancou a ampliação do Parque Empresarial do Camporês, que tinha sido aprovada há quatro anos (pelo anterior Executivo, do PSD).

Célia Freire garantiu ainda que vai continuar a pugnar pela requalificação do Itinerário Complementar 8 (IC8), que será uma das suas batalhas, tendo sido a primeira subscritora de uma petição que “reuniu cerca de cinco mil assinaturas, entre as quais as de diversos presidentes de Câmara da região de vários partidos”.

“É óbvio que como presidente da Câmara faria uma pressão muito maior”, salientou, acrescentando que foi “preciso haver um momento de cidadãos pela requalificação do IC8” para ser lançado o concurso para o acesso ao parque empresarial.

A social-democrata, filiada no partido desde 2007 e tendo integrado a partir daí os órgãos concelhios do PSD, destacou que esta tem de ser uma “grande luta” de todos, de forma a ser “inscrita a requalificação do troço do IC8 entre Pombal e Ansião nos investimentos do actual quadro comunitário de apoio”.

Nas eleições autárquicas de 2005, ganhas pelo PSD, Célia Freire foi eleita, pela primeira vez, vereadora, cargo que manteve nos sufrágios de 2009 e 2013, tendo assumido neste último o lugar de vice-presidente do Município.

Em 2017, o PS conquistou Ansião ao PSD, ao obter quatro de um total de sete mandatos. O PSD elegeu os restantes três vereadores, um dos quais Célia Freire.

De acordo com as estimativas anuais da população residente do Instituto Nacional de Estatística, em 2019 o concelho tinha 12.039 habitantes.