Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Autarquia da Lousã oferece Cabazes de Natal a famílias carenciadas

22 de Dezembro 2023 Jornal Campeão: Autarquia da Lousã oferece Cabazes de Natal a famílias carenciadas

A Autarquia da Lousã ofereceu 101 Cabazes de Natal a famílias carenciadas do Concelho, num trabalho efectuado em articulação com a Rede Social e os centros de recursos de distribuição alimentar, nomeadamente as Conferências Vicentinas da Lousã e de Serpins.

A entrega dos cabazes ocorreu ontem (21), no auditório da Biblioteca Municipal comendador Montenegro da Lousã, numa sessão na qual marcaram presença 80 famílias, tendo a Autarquia dado prioridade a famílias com filhos a cargo. Os cabazes são constituídos por produtos alusivos à época natalícia e vales de compras de uso exclusivo no comércio local, onde podem adquirir bens de primeira necessidade e ainda alguns livros. Para além das 80 famílias, foram ainda entregues vouchers de compras a mais 21 outras famílias/pessoas individuais, sem crianças a seu cargo, mas igualmente em situação de grave carência económica. A Câmara Municipal pretende proporcionar a todas estas famílias que enfrentam maiores dificuldades, uma Consoada um pouco mais feliz.

Para o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes “as políticas de acção social do Município, realizadas em parceria e proximidade, contribuem determinantemente para a coesão social e desenvolvimento integrado do Concelho” Ao mesmo tempo, “é um estímulo ao comércio local, uma vez que os vales de aquisição de produtos se destinam, em exclusivo, a uso nos estabelecimentos do Concelho”.

Ainda no âmbito das iniciativas de Natal, a Câmara Municipal da Lousã voltou a oferecer, este Natal, livros a todos os alunos do ensino pré-escolar – público e privado – e do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho da Lousã, dando assim continuidade ao projecto de leitura em família.

A intervenção dos serviços de Acção Social da Câmara Municipal da Lousã tem vindo a assegurar apoios durante todo o ano a famílias vulneráveis, decorrente de avaliação no âmbito do seu atendimento e acompanhamento social ou referenciadas pelas entidades que integram a Rede de Acção Social, cujo apoio se concretiza através de bens alimentares ou apoios económicos, serviços, integração profissional no âmbito das medidas activas de emprego, entre outros.

Este é um relevante trabalho desenvolvido em parceria com diversas entidades e instituições do Concelho e que concretiza um conjunto de políticas de promoção da Coesão Social e Territorial, sendo que a Autarquia destina mais de 10,5 milhões de euros de investimento nas pessoas.