As cinco “master classes” que serão dinamizadas por Adriana Calcanhoto na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), durante este semestre, têm já as inscrições abertas.
A cantora é professora convidada daquela Faculdade e a primeira aula acontece já dia 22 de Fevereiro, no auditório da Reitoria, sob o tema “Eu ando pelo mundo”, onde Adriana Calcanhoto irá abordar o seu percurso, as suas filiações na música brasileira (e não apenas), as razões da sua produção para crianças, entre outras.
A 30 de Março realiza-se a segunda “master class”, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), sob o título “Letra e Música, que incidirá nas letras das canções, no debate letra de canção versus poesia e na relação da cantautora com os grandes letristas brasileiros (Caetano Veloso, desde logo) e com a poesia brasileira.
“O parangolé pamplona a gente mesmo faz” é o título da terceira “master class”, a 19 de Abril, também no auditório da Reitoria. Trata-se de uma palestra que a artista deu em Berlim e no Rio de Janeiro onde, no final, o público pode dançar com os Parangolés (panos coloridos) da sua colecção.
O Teatro Paulo Quintela, na FLUC, será o palco da quarta aula de Adriana Calcanhoto, que terá como tema “Trobar Clus”, Trovadores I, uma aula sobre trovadores medievais, que se realiza a 24 de Maio.
No mesmo local, mas a 21 de Junho, realiza-se a última “master class”, “Trobar Nova”, Trovadores II, a segunda parte da aula sobre trovadores, desta vez sobre os contemporâneos.
Todas as aulas, embora em datas e locais diferentes, decorrem no mesmo horário, entre as 16h00 e as 19h00 horas.
A entrada é livre mas é necessária inscrição prévia, uma vez que os lugares são limitados. As inscrições são feitas online a partir do link na página da UC dedicada ao semestre de Adriana Calcanhotto, disponível em www.uc.pt/adrianacalcanhotto
Aproveitando a presença da cantora em Coimbra, outras iniciativas serão realizadas, nomeadamente, a 08 de Março, com a apresentação do livro “É agora como nunca”, na sala do Carvão da Casa das Caldeiras, pelas 18h00.
Também em Março, dia 18, tem lugar, na Casa da Escrita, a oficina “Literatura para a infância”, em com a participação da cantora, escritores e ilustradores de literatura para a infância. A actividade é aberta a ilustradores, com inscrições limitadas, para conversa e discussão sobre temas de escrita e ilustração para crianças. A segunda parte da iniciativa inclui ilustração, sob o mote “história para crianças a partir da UC”.
A cantautora brasileira vai ainda promover uma conversa dedicada aos livros da sua vida, “Meus livros e nada mais…”, a realizar a 26 de Abril, pelas 18h00, no Teatro Paulo Quintela, na FLUC.
A 18 de Maio, Adriana Calcanhotto participa na conferência de encerramento do ano lectivo da FLUC com a iniciativa “Coimbra das Canções”, onde vai tocar algumas das suas músicas.
A sua residência artística inclui ainda duas exposições: em Maio e Junho uma exposição interactiva com discos e DVD da cantora, e em Junho, uma exposição documental sobre a música brasileira em Coimbra.