Coimbra  16 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Aulas de Adriana Calcanhoto na UC têm inscrições abertas

8 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Aulas de Adriana Calcanhoto na UC têm inscrições abertas

As cinco “master classes” que serão dinamizadas por Adriana Calcanhoto na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), durante este semestre, têm já as inscrições abertas.

A cantora é professora convidada daquela Faculdade e a primeira aula acontece já dia 22 de Fevereiro, no auditório da Reitoria, sob o tema “Eu ando pelo mundo”, onde Adriana Calcanhoto irá abordar o seu percurso, as suas filiações na música brasileira (e não apenas), as razões da sua produção para crianças, entre outras.

A 30 de Março realiza-se a segunda “master class”, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), sob o título “Letra e Música, que incidirá nas letras das canções, no debate letra de canção versus poesia e na relação da cantautora com os grandes letristas brasileiros (Caetano Veloso, desde logo) e com a poesia brasileira.

“O parangolé pamplona a gente mesmo faz” é o título da terceira “master class”, a 19 de Abril, também no auditório da Reitoria. Trata-se de uma palestra que a artista deu em Berlim e no Rio de Janeiro onde, no final, o público pode dançar com os Parangolés (panos coloridos) da sua colecção.

O Teatro Paulo Quintela, na FLUC, será o palco da quarta aula de Adriana Calcanhoto, que terá como tema “Trobar Clus”, Trovadores I, uma aula sobre trovadores medievais, que se realiza a 24 de Maio.

No mesmo local, mas a 21 de Junho, realiza-se a última “master class”, “Trobar Nova”, Trovadores II, a segunda parte da aula sobre trovadores, desta vez sobre os contemporâneos.

Todas as aulas, embora em datas e locais diferentes, decorrem no mesmo horário, entre as 16h00 e as 19h00 horas.

A entrada é livre mas é necessária inscrição prévia, uma vez que os lugares são limitados. As inscrições são feitas online a partir do link na página da UC dedicada ao semestre de Adriana Calcanhotto, disponível em www.uc.pt/adrianacalcanhotto

Aproveitando a presença da cantora em Coimbra, outras iniciativas serão realizadas, nomeadamente, a 08 de Março, com a apresentação do livro “É agora como nunca”, na sala do Carvão da Casa das Caldeiras, pelas 18h00.

Também em Março, dia 18, tem lugar, na Casa da Escrita, a oficina “Literatura para a infância”, em com a participação da cantora, escritores e ilustradores de literatura para a infância. A actividade é aberta a ilustradores, com inscrições limitadas, para conversa e discussão sobre temas de escrita e ilustração para crianças. A segunda parte da iniciativa inclui ilustração, sob o mote “história para crianças a partir da UC”.

A cantautora brasileira vai ainda promover uma conversa dedicada aos livros da sua vida, “Meus livros e nada mais…”, a realizar a 26 de Abril, pelas 18h00, no Teatro Paulo Quintela, na FLUC.

A 18 de Maio, Adriana Calcanhotto participa na conferência de encerramento do ano lectivo da FLUC com a iniciativa “Coimbra das Canções”, onde vai tocar algumas das suas músicas.

A sua residência artística inclui ainda duas exposições: em Maio e Junho uma exposição interactiva com discos e DVD da cantora, e em Junho, uma exposição documental sobre a música brasileira em Coimbra.