Coimbra  18 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ateneu de Coimbra reactivou laboratório e recupera Oficinas de Fotografia Analógica

2 de Outubro 2021 Jornal Campeão: Ateneu de Coimbra reactivou laboratório e recupera Oficinas de Fotografia Analógica

O Ateneu de Coimbra está a retomar a actividade no seu laboratório fotográfico.

Após seis anos de interrupção, a Colectividade de Cultura e Recreio anunciou a realização de uma Oficina de Introdução à Fotografia Analógica com negativo 35mm a preto e branco.

O processo de fazer uma fotografia divide-se em três etapas: fixar a imagem no suporte fotossensível; revelar o material fotossensível e obter o negativo; fazer uma cópia positiva da imagem a partir do negativo.

“Trabalhar com película a preto e branco, com as suas limitações e a sua exigência técnica, continua a ser o melhor meio para contactar com os princípios básicos da luz e com as técnicas que permitem o seu registo numa fotografia”, refere a Secção de Fotografia do Ateneu de Coimbra.

Nas oficinas que o Ateneu de Coimbra agora recupera vão ser introduzidos os conhecimentos e material essencial à prática da fotografia analógica, sendo a formação complementada com percursos fotográficos e sessões de trabalho no laboratório. Aos participantes desta actividade não se requer qualquer conhecimento técnico sobre a captura fotográfica ou, mais concretamente, sobre o processo analógico. Cada um terá a oportunidade de realizar a exposição do seu rolo fotográfico, tratar de todas as questões inerentes ao processamento químico da película, assim como fazer provas de contacto e ampliações.
“Aprender através da fotografia analógica com película 35mm a preto e branco ajuda ainda a compreender muitas das ferramentas digitais que hoje em dia proliferam ao nosso redor”, afirma.

A actividade está planeada para acontecer de forma presencial às sextas-feiras (horário pós-laboral), sábados e domingos, entre 8 de Outubro e 7 de Novembro. As inscrições para este curos estão a decorrer até amanhã (3) e pode realizar a inscrição a partir do seguinte link:  https://forms.gle/yuWjTzJbVoEULCaJ9.