Coimbra  19 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Assunção Ataíde toma posse como presidente da APBC

18 de Outubro 2019

Assunção Ataíde, ladeada por João Francisco Campos, presidente da União de Freguesias de Coimbra, é o novo presidente da Assembleia Geral e André Mougo lidera o Conselho Fiscal da APBC

 

Os novos órgãos sociais da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) tomaram posse, hoje, tendo como timoneira Assunção Ataíde.

O terraço do hotel Oslo, em pleno centro da cidade e com uma vista deslumbrante sobre Coimbra, foi o local escolhido para os novos corpos gerentes da APBC tomarem posse, após terem sido eleitos na quarta-feira (16).

Sem oponentes, Assunção Ataíde, comerciante há pouco mais de dois anos e meio na “Baixa”, assumiu o cargo, sucedendo a Vítor Marques, embora tenha admitido que a decisão de avançar para a liderança da Agência não foi imediata.

“É um desafio. Nunca pensei algum dia assumir esta responsabilidade. Sou professora, a minha carreira tem sido o ensino, mas sempre tive um grande gosto pela parte do comércio e, acima de tudo, pela relação com as pessoas”, afirmou.

A motivação em avançar veio, também, com o facto de “ter uma equipa fantástica, com muitas frentes e vontade de continuar o trabalho que foi feito até agora, que foi sempre em crescendo e, depois, recriar, ouvir as pessoas, andar na rua, essa é a vertente que queremos valorizar”, realçou.

“Acreditar” foi a palavra-chave do seu discurso, sublinhando que é preciso “estimular as pessoas porque Coimbra é uma cidade que tem um grande potencial e está a ser um pouco negligenciada, até pelos próprios conimbricenses”.

A falta de adesão por parte dos comerciantes às actividades dinamizadas pela APBC durante os mandatos anteriores é um dos problemas que Assunção Ataíde reconhece, contudo, relembra que “os comerciantes da ‘Baixa’ passaram por uma grande depressão e há pessoas que ainda se estão a curar e há outras pessoas que se afastaram”. “Nós somos um grupo de comerciantes que vieram há pouco tempo para a ‘Baixa’ e sentimos que vale a pena este nosso entusiasmo ser partilhado por todos, tentar conquistar as pessoas e ultrapassar esse trauma”.

A nova presidente entende que a situação está a melhorar no comércio tradicional, quer na movimentação de pessoas como no investimento de novos empresários.

Quanto à época que se aproxima e que é, habitualmente, forte a nível comercial, a nova Direcção vai continuar a apostar no que tem sido feito, mas “tentar também dar algum sinal de diferença e, acima de tudo, conquistar individualmente cada comerciante da ‘Baixa'”.

Assunção Ataíde conta com o apoio do “sangue novo” que chegou recentemente a esta zona histórica da cidade, mas também nos comerciantes que já conhecem bem os meandros do comércio tradicional há muitos anos.

“Queremos estimular a curiosidade nas pessoas para que perguntem: o que é que hoje vai acontecer na ‘Baixa’?”, assumindo que uma das prioridades é conquistar, cada vez mais, os próprios conimbricenses.

 

Corpos sociais APBC

Corpos sociais APBC

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com