Coimbra  1 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Associações culturais de Coimbra recebem apoio de 147 000 euros da Câmara Municipal

24 de Maio 2020 Jornal Campeão: Associações culturais de Coimbra recebem apoio de 147 000 euros da Câmara Municipal

O Município de Coimbra analisa, na reunião camarária de amanhã (25), a atribuição de um apoio no valor de 147 250 euros a 28 associações culturais do concelho.

Devido aos constrangimentos provocados pela covid-19, que obrigaram ao adiamento de várias assembleias gerais, onde teriam de ser aprovados documentos necessários para o processo, a Câmara de Coimbra anunciou a abertura de uma nova fase de candidaturas, entre 01 a 15 de Junho.

Das 29 candidaturas submetidas à primeira fase do “Apoio Financeiro Municipal à Actividade Permanente para 2020 – Associativismo Cultural Geral”, 28 foram validadas, informou a autarquia.

O programa pretende dotar as associações “das condições necessárias ao normal desenvolvimento das suas actividades, apesar do actual contexto da pandemia”.

As propostas, analisadas ao abrigo do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, que entrou em vigor em Dezembro último, foram candidatadas entre 02 de Março e 09 de Abril.

Segundo a Câmara Municipal, nesta primeira fase estão contempladas 10 candidaturas na área da música (16 500 euros), duas na área da dança (3250 euros), seis na área da etnografia e folclore (12 250 euros), três na área do teatro (42 500 euros), uma no cinema e audiovisual (4000 euros), uma na área das artes plásticas e visuais (50 000 euros), três na área de cultura e recreio (13 750 euros) e duas outras de associações “cujas actividades evidenciam interesse cultural” (5000 euros).

“Este ano, excepcionalmente, como resposta aos impactos da covid-19, a autarquia propôs fixar o dia 31 de Março de 2021 como data limite do período de vigência desses protocolos, dando assim aos agentes culturais um prazo mais alargado para o reagendamento das iniciativas previstas nos planos de actividades de 2020”, informa a Câmara de Coimbra.

Da ordem de trabalhos da reunião desta segunda-feira está prevista, também, uma proposta para a actualização dos apoios pontuais atribuídos a associações culturais para a realização de eventos, “tendo em conta a excepcionalidade da situação que se vivenciou nos últimos dois meses” devido ao novo coronavírus, sublinha a vereadora com o pelouro da Cultura, Carina Gomes.

São os casos da CulturXis – Associação de Desenvolvimento Artístico – CXACC, para a realização do V Ciclo de Concertos de Coimbra; da Recortar Palavras – Associação Artística, Literária, Educacional e Lúdica, para a realização do evento “Contos, mitos e lendas de Coimbra”; da Ecos do Passado – Associação, para a realização do VIII Ciclo de Requiem de Coimbra; e da Estação Imagem – Associação Cultural, para a realização do Prémio Estação Imagem Coimbra 2020.

Carina Gomes frisa, ainda, terem sido “reagendadas, canceladas ou adaptadas à nova realidade” várias iniciativas.

“Nesse sentido, algumas associações efectuaram despesa prévia para preparação de iniciativas que depois não se realizaram de todo ou nas condições inicialmente delineadas, pelo que esta proposta vem actualizar as condições do financiamento do Município, visando dar apoio a estas associações para manterem a sua estabilidade e continuarem o bom trabalho que têm desenvolvido”, acentua a vereadora.