Coimbra  19 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Associação de Urologia premeia investigadores da FMUC e do CHUC

9 de Outubro 2019

Luís Abranches Monteiro, presidente do Conselho Directivo da Associação Portuguesa de Urologia, à esquerda, Frederico Furriel, estudante de doutoramento da FMUC, ao centro, e Francisco Rolo, presidente da Comissão Científica da Associação Portuguesa de Urologia, à direita. 

 

Frederico Furriel, Belmiro Parada, Célia Gomes, Artur Paiva e Vítor Sousa ganharam uma Bolsa de Investigação da Associação Portuguesa de Urologia, para desenvolverem um projecto relacionado com o cancro da bexiga.

Intitulado “Uma nova abordagem para potenciar a imunoterapia no cancro da bexiga avançado – a inibição da via da adenosina”, o projecto pretende “avaliar uma das estratégias que se pensa serem utilizadas pelos tumores da bexiga para escapar ao sistema imunitário, que é a imunossupressão através da adenosina”.

Frederico Furriel, membro da equipa de investigação e estudante de doutoramento da FMUC, explica que “o trabalho irá avaliar a actividade deste sistema inibitório em doentes com cancro da bexiga submetidos a cirurgia” e, por outro lado, em modelo animal, irá “bloquear esta via imunossupressora utilizando fármacos específicos, em combinação com fármacos de imunoterapia já hoje utilizados na prática clínica”.

O projecto, a realizar pelo grupo de investigadores da FMUC e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), prevê um tempo de execução de 18 meses.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com