Coimbra  12 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Associação de Coimbra participa na Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites

20 de Maio 2024 Jornal Campeão: Associação de Coimbra participa na Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites

A Associação Existências participa na Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites da Primavera, oferecendo à comunidade de Coimbra a realização de rastreio VIH e Hepatites Virais (B e C), com testes rápidos, entre esta segunda-feira e dia 27.

Esta iniciativa, à qual se juntam centenas de instituições europeias, é desenvolvida pelo HIV in Europe, e pretende sensibilizar a população para os benefícios do rastreio de VIH e hepatites virais. O rastreio é realizado de forma gratuita, anónima e confidencial.

Estima-se que na Europa, 1 em cada 5 dos 2,3 milhões de pessoas que vivem com o VIH não sabe que é seropositivo e que mais de 50% dos que são positivos são diagnosticados tardiamente, atrasando o acesso ao tratamento.

Relativamente às Hepatites estima-se que 14 milhões de pessoas vivam com hepatite C e que que cerca de 15 milhões de pessoas vivam com hepatite B.

O rastreio precoce destas infecções tem vantagens para as pessoas que sejam portadoras, porque existem tratamentos de grande qualidade que permitem uma vida com qualidade ou mesmo a cura, como no caso da Hepatite C, que devem ser aplicados o mais cedo possível, como tem vantagens para a comunidade, pois permite que a transmissão destas infecções seja interrompida.

A Existências é uma IPSS, criada em 2004, sediada e com intervenção na região de Coimbra em diversas dimensões relacionadas com a promoção e protecção da saúde, nomeadamente na prevenção e rastreio do VIH e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, com especial atenção para populações vulneráveis como trabalhadores do sexo, homens que têm sexo com homens, utilizadores de drogas, migrantes e pessoas em situação de sem-abrigo.

Para realizar rastreio será apenas necessário entrar em contato com a Existências através dos seguintes contactos: a.existencias@gmail.com, 239 837 033 / 965 592 651 e depois dirigir-se às instalações na Avenida Emídio Navarro, n.º 81 -2.º A, em Coimbra.