Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Associação de Basquetebol de Coimbra realiza circuito para pessoas com deficiência mental

21 de Março 2024 Jornal Campeão: Associação de Basquetebol de Coimbra realiza circuito para pessoas com deficiência mental

A Associação Basquetebol de Coimbra (ABCoimbra) está a desenvolver o I Circuito Distrital de Basquetebol 3×3 para Pessoas com Deficiência Mental. Este projecto aspira não apenas a reinventar a forma como se concebe o desporto, mas também a ser verdadeiramente disruptivo, quebrando as barreiras que ainda persistem na sociedade.

Com o apoio da Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual (ANDDI), o circuito terá lugar entre Março e Junho, percorrendo diversos concelhos do distrito de Coimbra. Em cada etapa, representando uma instituição participante, o evento ganhará vida, promovendo a inclusão e a prática desportiva entre pessoas com deficiência mental.

A edição inaugural deste evento contará com a participação de sete instituições locais, nomeadamente a APPACDM Coimbra, APPACDM Figueira da Foz, APPACDM Tocha, APPACDM Montemor-o-Velho, ARCIAL (Oliveira do Hospital), ARCIL (Lousã) e Cavalo Azul (Coimbra). Além disso, em cada etapa do circuito, uma instituição externa ao distrito será convidada.

Calendário das etapas

  • 1ª Etapa – Abertura: 27/03/2024, Lousã
  • 2ª Etapa: 10/04/2024, Cantanhede
  • 3ª Etapa: 24/04/2024, Oliveira do Hospital
  • 4ª Etapa: 08/05/2024, Figueira da Foz
  • 5ª Etapa: 22/05/2024, Montemor-o-Velho
  • 6ª Etapa – Encerramento: 12/06/2024, Coimbra

O objectivo deste circuito é reunir as instituições de apoio a pessoas com deficiência mental activas no distrito de Coimbra, proporcionando-lhes uma série de encontros mensais de basquetebol 3×3. Este compromisso não apenas visa promover a prática desportiva, mas também aumentar a consciencialização sobre a importância da integração das pessoas com deficiência na comunidade e no desporto.