Coimbra  27 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Associação de Basquetebol de Coimbra assina protocolo com a Cruz Vermelha

6 de Abril 2021 Jornal Campeão: Associação de Basquetebol de Coimbra assina protocolo com a Cruz Vermelha

A Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC) assinou esta terça-feira (06) um protocolo de cooperação com a Cruz Vermelha Portuguesa para beneficiar os atletas e clubes em diversas valências na área da saúde.

No acto esteve presente o presidente da Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha, Severino Oliveira e a vice-presidente da ABC, Ana Filipa Freitas.

Severino Oliveira assume que “o protocolo surgiu de uma iniciativa da Cruz Vermelha, mas também do interesse da Associação de Basquetebol de Coimbra” que neste protocolo, se pretende dar apoio aos atletas e familiares através do Centro Clínico da Cruz Vermelha, com testes covid-19 (zaragatoas ou testes rápidos) que serão necessários para a prática desportiva, que foi autorizada pela DGS para recomeçar no próximo dia 19 de Abril.

Também nesta parceria, está previsto a capacidade de efectuar os exames médico-desportivos dos atletas nas instalações da Cruz Vermelha ou nas instalaçóes dos próprios clubes, sendo que para tal acontecer é necessário a inscrição de pelo menos 15 atletas, por valores equiparados aos de sócio, beneficiando assim de inúmeras vantagens tais como consultas diversas: de nutrição, oftalmologia, entre outras.

Para Severino Oliveira, “este é um protocolo de grande valor” pois permite à Cruz Vermelha continuar com a sua missão de humanidade.

Ana Filipa Freitas destaca que a ABC tem como missão “não só a promoção do desporto mas também de práticas saudáveis, como a organização de seminários de nutrição e saúde desportiva ao longo do ano”.

“Este protocolo assume-se como uma mais valia para os clubes e para os seus atletas, pois prevê condiçóes especiais para os mesmos”, afirma a vice-presidente da ABC.

Esta parceria estará válida por um período de 12 meses, podendo ser renovável.