Coimbra  8 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Associação da Figueira da Foz “Viver em Alegria” celebra 22 anos

28 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: Associação da Figueira da Foz “Viver em Alegria” celebra 22 anos

A Associação Viver em Alegria celebra, esta quinta-feira (28), 22 anos de trabalho a favor da comunidade da Figueira da Foz, junto das famílias mais carenciadas e da população sénior.

Esta iniciativa surgiu da necessidade de dar uma resposta de qualidade e proximidade junto das famílias e seniores da comunidade, mas também do sonho de contribuir para uma sociedade mais solidária e activa localmente.

Assim, a instituição reforçou a importância daqueles que, ao longo destes 22 anos, se envolvem diariamente nas suas causas, desde “a equipa técnica, os sócios, dirigentes, beneficiários, alunos, voluntários e parceiros”.

A instituição apoia mais de 400 agregados familiares através do Centro de Apoio à Vida Dr.ª Natércia Crisanto (CAV), do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) e da Universidade Sénior, bem como através de diversos projectos como a distribuição alimentar, o Banco da Maternidade e da Criança (resultado da candidatura ao prémio BPI Solidário) e as Hortas Comunitárias.

Durante a actual situação pandémica, a instituição tem registado um aumento de encaminhamentos, através do CAV e CAFAP, acompanhando um total de 142 famílias, não só do concelho da Figueira da Foz, mas também de Mira, Cantanhede e Montemor-o-Velho. Esta intervenção verifica-se nas áreas da educação parental, apoio psicológico, apoio psicossocial, mediação familiar e convívios supervisionados entre pais e filhos.

Já através do Banco da Maternidade e da Criança, do Banco Alimentar contra a Fome e do Programa Figueira Vale Mais, a associação tem apoiado cerca de 150 famílias, com o objectivo de diminuir as dificuldades socioeconómicas agravadas pela pandemia. Nesta área, a associação sublinhou o apoio dos sócios e da população em geral que “tem contribuído com bens alimentares”.

 

Actividade da Universidade Sénior continua mesmo em tempo de confinamento

Apesar da pandemia, a Universidade Sénior da Figueira da Foz, que pertence à Associação Viver em Alegria, continua a desenvolver o seu trabalho, tenho iniciado o actual ano lectivo com aulas presenciais. No entanto, quando o concelho foi considerado de risco, as aulas foram suspensas e adoptou-se o regime de videoconferência nas disciplinas em que este sistema se adaptava.

No próximo semestre, que irá começar a 11 de Março, o sistema de aulas à distancia irá manter-se, podendo regressar as aulas presenciais, se as condições sanitárias o permitirem. Aos atuais estudantes não serão cobradas propinas e as inscrições para novos alunos decorrerão entre 17 e 28 de Fevereiro, por email ou telefonicamente.

As obras das novas instalações, no Mercado Municipal, já se iniciaram e prevê-se que aqui decorram as aulas do próximo ano lectivo, que irá começar em Outubro.

 

Novo projecto está a caminho

Neste momento, a associação está a desenvolver um projecto no âmbito da Educação Parental – “Novas Trajectórias para a Parentalidade”. Esta acção surgiu depois da associação vencer o Prémio BPI “la caixa” – Infância 2020, uma iniciativa que apoia projectos que facilitem o desenvolvimento integral e a saúde de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como o reforço de competências parentais.