Coimbra  13 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Associação Cristã da Mocidade de Coimbra promove debate pela humanização dos cuidados de saúde

12 de Março 2024 Jornal Campeão: Associação Cristã da Mocidade de Coimbra promove debate pela humanização dos cuidados de saúde

No âmbito do projecto cultural da Associação Cristã da Mocidade (ACM) de Coimbra, as “Conferências de Ocaso” mantêm-se como espaços privilegiados para o debate de diversos temas. No próximo dia 14 de Março, pelas 18h00, na sede da ACM de Coimbra, decorrerá a palestra intitulada “Movimento Cívico Humanizar a Saúde”, a ser proferida por João Pedroso de Lima, médico e professor universitário aposentado.

A humanização dos cuidados de saúde é reconhecida como um imperativo para a qualidade dos serviços prestados, sendo um direito de cada cidadão vê-lo garantido. Neste sentido, a promoção da humanização dos cuidados de saúde pela sociedade civil representa não apenas um compromisso, mas também um verdadeiro exercício de cidadania.

Um conjunto de figuras proeminentes em Coimbra, envolvido em iniciativas no domínio da Ética e Humanização em Saúde, decidiu lançar um movimento cívico com o intuito de fomentar a humanização dos cuidados de saúde na cidade. Esta iniciativa ambiciona tornar-se um factor relevante nesse processo.

A necessidade de priorizar a humanização dos cuidados de saúde é cada vez mais evidente. Reconhece-se actualmente que, para alcançar um elevado padrão de qualidade assistencial, é crucial que as entidades dirigentes da Saúde considerem a humanização dos cuidados de saúde na mesma medida de importância que os aspectos técnicos.

Durante a conferência, serão expostos os principais objectivos deste Movimento Cívico, as suas linhas de acção, iniciativas já concretizadas e acções em planeamento. Será um momento propício para debater e reflectir sobre a relevância da humanização dos cuidados de saúde na cidade de Coimbra e no país.