Coimbra  28 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Associação Conversas de Psicologia lança pós-graduação

2 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: Associação Conversas de Psicologia lança pós-graduação

“Gestão de Equipas de cuidadores de idosos” é o título do curso de pós-graduação que vai ser promovido pela Associação Portuguesa Conversas de Psicologia (APCDP), em colaboração com as empresas Psicofix e AEDL – Formação Profissional.

O curso vai ter início já na próxima semana, a 10 de Fevereiro, e tem como objectivo “dotar os cuidadores, as equipas e os gestores das instituições do terceiro sector, de estratégias e conceitos capazes de acompanhar o ritmo de envelhecimento do país e atender as necessidades destes ‘novos velhos’”, refere a APCDP.

“As intuições precisam preparar as suas equipas para um novo tipo de utentes, com défice cognitivo aumentado, com menos mobilidade e mais dependentes e por outro dotar os cuidadores de
estratégias de proteção individual com vista a diminuir a sobrecarga emocional e o cansaço físico”, explica a Associação, acrescentando que a aposta é “cuidar de quem cuida”.

Com a duração de 100 horas (48 presenciais e 52 de trabalho autónomo), esta pós-graduação abordará temas como “Gestão de Pessoas e de Equipas”; “Coaching para cuidadores”; “Motivação, afectos e emoções”; “Ergonomia do trabalho” e “Processo individual Sénior”.

O curso “foi construído depois ouvir as necessidades das instituições do terceiro sector” e terá dupla certificação, pós-graduação e formação profissional acreditada pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), sendo reconhecida para fins de cumprimento das 35 horas anuais de formação estipuladas na lei.

Segundo a APCDP, esta pós-graduação conta com Ricardo Pocinho e Vítor Nuno Anjos como coordenadores, além de “formadores de excelência, com elevados conhecimentos profissionais e científicos”.

Inicialmente, o curso será leccionado em Coimbra, a partir de 10 de Fevereiro (que já está esgotado), mas já tem outras edições agendadas para Aveiro, Leiria, Castelo Branco, Torres Vedras e Porto.

Os promotores aceitam formandos que “mesmo não sendo titulares de curso superior sejam detentores de elevada experiência profissional”.