Coimbra  19 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Associação Académica de Coimbra recolheu alimentos para campanha solidária

20 de Dezembro 2020 Jornal Campeão: Associação Académica de Coimbra recolheu alimentos para campanha solidária

A Associação Académica de Coimbra (AAC) realizou uma campanha solidária de angariação de alimentos para doação ao Banco Alimentar Contra a Fome, que decorreu de dia 07 a 17 de Dezembro e esteve presente em todos os pólos do espaço universitário.

A Direcção-Geral da AAC concluiu a actividade solidária com a doação de 128 quilogramas de alimentos e contou com o apoio de vários voluntários inscritos na plataforma “UCTransforma”, projecto de intervenção social da Universidade de Coimbra, que auxiliaram na recolha dos alimentos em todos os pontos de entrega, assim como na separação dos alimentos nos armazéns do Banco Alimentar Contra a Fome de Coimbra.

Para João Assunção, presidente da Associação Académica de Coimbra, “enquanto parte integrante e cooperante da sociedade em que vivemos, é imperativo reconhecer este período excepcional de pandemia e as desigualdades sociais e económicas que se acentuaram ainda mais num país visivelmente fragilizado socialmente. A Associação Académica não poderia ficar indiferente a esta situação e quis deixar uma mensagem de incentivo à solidariedade. Os estudantes do ensino superior, em cooperação com toda a comunidade da cidade de Coimbra são cruciais para ultrapassar os momentos de maior dificuldade como este”.

Já Luís Serpa Oliva, presidente da Direcção do Banco Alimentar Contra a Fome, considera que este foi, “nesta fase tão difícil para tantos, mais um exemplo de solidariedade. Desta vez a “UCTransforma, facilitadora de voluntariado, que fez a ponte com a Associação Académica de Coimbra, marcando a diferença, propôs uma recolha de alimentos para o Banco Alimentar de Coimbra, ajudando quem mais precisa”, deixando, ainda, “um agradecimento especial à Associação Académica de Coimbra que, através dos seus núcleos, conseguiu pôr em prática a organização desta recolha de alimentos, procurando o envolvimento de toda a comunidade académica da Universidade de Coimbra”.

João Assunção concluiu que a campanha teve este sucesso graças “ao espírito de comunidade e entreajuda que existe na Academia. A contribuição da comunidade estudantil mais uma vez teve um grande impacto, culminando na entrega de mais de 100 quilogramas de comida, a ser distribuída pela comunidade mais necessitada”.