Coimbra  12 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Associação Académica de Coimbra quer construir Plano Estratégico para a Igualdade

31 de Março 2021 Jornal Campeão: Associação Académica de Coimbra quer construir Plano Estratégico para a Igualdade

A Associação Académica de Coimbra (AAC) anunciou esta quarta-feira, dia 31, que irá construir, nos próximos dois meses, um Plano Estratégico para a Igualdade na Academia, na cidade de Coimbra e no país.

Dividido em três temáticas: igualdade racial, igualdade de género e igualdade socioeconómica, este Plano Estratégico contará com um roteiro de reuniões com entidades políticas e da sociedade civil afectas à luta pela igualdade no espaço local e nacional, possibilitando à AAC definir as prioridades macro em que o plano irá assentar. Depois deste primeiro momento, reconhecendo a importância da participação e envolvimento de toda a comunidade estudantil no debate pela Igualdade, a AAC irá realizar três fóruns de discussão aberta designados “Jornadas para a Igualdade”. Daqui surgirá um caderno de prioridades a ser discutido e ratificado em Assembleia Magna, com o propósito de ser posteriormente apresentado junto da Secretaria de Estado para a Igualdade e Inclusão e dos Grupos Parlamentares, e servir de base à actuação política da AAC sobre a igualdade.

Para João Assunção, presidente da Associação Académica de Coimbra “Cientes do peso da AAC e da Academia de Coimbra para o progresso da sociedade portuguesa, damos hoje mais um importante passo para salvaguardar a plena consagração do princípio constitucional da igualdade. Só que a inteira realização do princípio 13.º da Constituição da República Portuguesa é que será possível ambicionar uma comunidade totalmente livre, justa e sem espaço para discriminações entre os cidadãos e as instituições que os governam”, declarou.

Todos os momentos do Plano da Igualdade podem ser acompanhados através das plataformas oficiais da Associação Académica de Coimbra.