Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Assembleia Municipal de Mira aprova orçamento de 27,4 milhões para 2024

3 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Assembleia Municipal de Mira aprova orçamento de 27,4 milhões para 2024

Na última quinta-feira (28), a Assembleia Municipal de Mira aprovou o orçamento do município para o ano de 2024, totalizando cerca de 27,4 milhões de euros. Este valor representa um aumento de 4,9 milhões em comparação com o orçamento do ano anterior.

A proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2024 recebeu a aprovação da maioria do PSD, com votos favoráveis, enquanto a bancada do PS e o partido CHEGA manifestaram votos contrários.

A Câmara de Mira pretende continuar investindo em projectos estruturais, com destaque para a área da habitação. O projecto da Videira Norte, com um investimento superior a 10 milhões de euros, é destacado como o maior investimento já realizado nesse sector, previsto para iniciar em 2024.

Na esfera da educação, a requalificação da Escola Secundária de Mira e a candidatura para a requalificação da Escola Básica de Mira representam um investimento total de 11,4 milhões de euros.

A saúde também está no foco do município, com a aprovação do projecto de requalificação do Centro de Saúde de Mira e a previsão de requalificação das quatro extensões de saúde, totalizando um investimento de mais de 1 milhão de euros.

O presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, destaca os desafios na elaboração do orçamento, sendo este o seu primeiro como presidente. Artur Fresco menciona a dificuldade decorrente das transferências de competências, as consequências do Orçamento de Estado e o aumento geral dos preços.

O autarca enfatiza a gestão rigorosa dos anos anteriores, que permitiu manter a Taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) no mínimo legal, além da adopção do IMI familiar e isenção da derrama em apoio às famílias e empresas do concelho.