Coimbra  22 de Abril de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Assembleia Municipal de Anadia aprova Estratégia Local de Habitação

2 de Março 2021 Jornal Campeão: Assembleia Municipal de Anadia aprova Estratégia Local de Habitação

A Assembleia Municipal de Anadia, na sua sessão do passado dia 26 de Fevereiro, aprovou a proposta da Câmara de Estratégia Local de Habitação do Município que tem como intuito responder às carências habitacionais no concelho.

De acordo com o levantamento efectuado para sinalização das situações de carência habitacional, foram identificados no concelho 83 agregados familiares nesta condição.

O Município de Anadia deverá avançar com a construção de 33 fogos, num investimento que ronda os dois milhões de euros, prevendo-se que obtenha uma comparticipação, através do programa 1.º Direito, que andará na ordem dos 55 por cento.

O plenário aprovou também o Plano de Pormenor da Zona Industrial de Amoreira da Gândara que irá permitir que aquele espaço de acolhimento industrial duplique a sua capacidade, em termos de lotes, dando assim resposta à procura de espaços de grandes dimensões, por parte de investidores, que pretendem instalar as suas indústrias no concelho.

A nova zona de implantação corresponde a uma área superior a 36 hectares, estando prevista a criação de 16 novos lotes, de grande, média e pequena dimensão, para actividades empresariais.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, realçou a “mais-valia” do Plano e a sua “importância para a estratégia de desenvolvimento económico do concelho”, possibilitando assim a instalação de empresas “de maior dimensão” e a consequente “criação de um maior número de postos de trabalho”.

Os deputados municipais aprovaram ainda o projecto final de Regulamento de Gestão de Resíduos, Salubridade e Higiene Urbana do Município de Anadia que tem por objectivo actualizar e adequar o mesmo ao quadro normativo vigente, contribuindo para uma gestão mais adequada e evitar a degradação ambiental.

Com este documento a autarquia pretende incentivar a recolha selectiva dos resíduos urbanos e a limpeza urbana, incutindo na população comportamentos responsáveis, bem como estimular o cumprimento das regras inerentes à preservação de um bem comum.

Foi também aprovada a 1.ª revisão às Grandes Opções do Plano e ao Orçamento do Município de Anadia 2021, com a inclusão do valor de 1,8 milhões de euros, correspondente aos saldos transitados de operações orçamentais do ano anterior.