Coimbra  24 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“As marcas da Inquisição na vida portuguesa” em debate no Exploratório de Coimbra

4 de Outubro 2021 Jornal Campeão: “As marcas da Inquisição na vida portuguesa” em debate no Exploratório de Coimbra

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra vai receber, na quarta-feira (6), entre as 18h30 e as 19h30, o ciclo Pontos nos iii com o tema “As marcas da Inquisição na vida Portuguesa”.

A sessão de Outubro do ciclo de conversas com cientistas dos centros associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da Universidade de Coimbra, acompanhadas por cerveja artesanal Praxis, vai receber o investigador José Pedro Paiva.

Nesta comunicação, destinada a um público não académico, “traçar-se-á uma visão panorâmica da relevância da acção conjugada do Tribunal da Inquisição, dos bispos e dos confessores na conformação da vida religiosa, moral e cultural dos portugueses entre 1536 e 1745, dando especial atenção às estratégias de actuação inquisitórias. Vincar-se-á que alguns dos traços essenciais do Portugal Católico, que consentiram a preservação da unidade confessional do país, o que também foi estimulado pela monarquia, resultaram da congregação de esforços destas três instâncias”, refere o investigador, docente e coordenador científico do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a propósito do tema desta sessão Pontos nos iii.
José Pedro Paiva, membro da Academia Portuguesa da História, foi director do Arquivo da Universidade e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coordena actualmente o projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia Religião, Administração e Justiça Eclesiástica no Império Português (1514-1750). Participou e coordenou diversos projectos de investigação nacionais e internacionais, foi professor convidado na Universidade de S. Paulo e bolseiro da John Carter Brown Library e da Nederlanse Organisatie voor Wetenschappelijk Onderzoek. Com inúmeras obras publicadas, José Pedro Paiva coordenou cientificamente e foi autor em Portugaliae Monumenta Misericordiarum (Lisboa, 2002-2017, 10 vols), História da Diocese de Viseu (Viseu;Coimbra: 2016, 3 vols) e, recentemente, em colaboração com Carlos Fiolhais e José Eduardo Franco, História Global de Portugal (Lisboa, 2020).
Pontos nos iii – Science Beer Talks é um programa anual de conversas com cientistas dos vários centros de investigação associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III UC), que, durante uma hora, conversam sobre diversas temáticas científicas com o público. Com entrada gratuita e sem reserva obrigatória, as sessões decorrem sempre na primeira quarta-feira do mês.