Coimbra  16 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Artistas de projecto do CASPAE premiados em Bienal na Grécia

27 de Maio 2021 Jornal Campeão: Artistas de projecto do CASPAE premiados em Bienal na Grécia

O projecto “Mu(n)dArte” do CASPAE, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de Coimbra, está na 9.ª “Biennal of Children’s Art – ‘The Neighbors of the World’”, na Grécia.

Os 10 alunos do projecto viram as suas obras distinguidas, entre as 340 mil de cerca de 150 países, com os primeiros lugares em todas as categorias.

O tema da Bienal colocou em foco a importância das relações de vizinhança, cada vez mais esquecidas, em especial nos grandes centros urbanos.

O convite à participação nesta Bienal, organizada pelo “The Museum and Children’s Art Academy”, chegou pela museóloga Lita Mavrogeni, dirigido à artista e membro da Associação Internacional de Artes Plásticas apoiada pela UNESCO e coordenadora do projecto Mu(n)dArte, Andrea Cris Sponchiado Tomicioli, que abraçou este desafio com os pequenos artistas.

Participaram artistas dos quatro aos 17 anos, provenientes de vários países, tendo os alunos do Mu(n)dArte, únicos representantes do nosso país, sido destacados com vários prémios.

Na primeira categoria, Leonor Pimenta alcançou o primeiro lugar. Na segunda categoria, os primeiros quatro lugares foram atribuídos a Diogo Oliveira, Martim Francisco, Mariana Fonseca Santos e Matilde Leitão. Por fim, na terceira, também os cinco primeiros lugares foram alcançados pelos alunos Rita Almeida, Juliana Caldeira, Filipa Serrano, Lara Costa e Filipa Branquinho.

Em suma, o projecto Mu(n)dArte viu  os seus 10 alunos participantes galardoados com os primeiros lugares em todas as categorias.

Para Emília Bigotte de Almeida, presidente do CASPAE, que acreditou e apostou neste projecto desde o seu início, “este é o reconhecimento das potencialidades destas crianças e do esforço e dedicação da sua professora e coordenadora do projecto Andrea Tomicioli”. Para esta, “é uma honra e um orgulho imenso” esta distinção.

A exposição virtual da 9.ª “Biennal of Children’s Art” já se encontra disponível para todos aqueles que queiram realizar esta visita a distância.