A iniciativa “Visitas Guiadas”, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, já tem a programação definida para o mês de Abril e vai juntar arte, tradições, Zeca Afonso e também “um outro olhar sobre a cidade”.
Todos os meses esta actividade tem atraído muitos curiosos em conhecer os encantos e recantos de Coimbra, passando pela sua história, os seus monumentos e locais mais emblemáticos.
A primeira sessão realiza-se já amanhã (05) e sempre às 15h00.
Visita guiada a espaços arquitectónicos intimamente ligados à construção religiosa, dando a conhecer as suas origens, a sua evolução e as diferentes funções.
Local de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra
Visita a vários espaços, ruas, travessas e becos da “Alta” de Coimbra que foram palco de enumeras estórias e vivências na cidade.
Local de encontro: em frente ao Museu Nacional Machado de Castro
Visita guiada pelas ruas da “Alta” da cidade que aborda a temática das tradições académicas, das repúblicas, das vivências entre estudantes e futricas e o seu contributo na evolução da Canção de Coimbra. A visita é feita em parceria com o Instituto Politécnico de Coimbra, que colaborará com as suas sete tunas que, ao longo do percurso, executarão apontamentos musicais.
Local de encontro: Sé Nova
Visita que associa os arquitectos e a arquitectura, do início do século XX até século XXI, ao desenvolvimento da cidade de Coimbra neste período, através da observação de património edificado.
Local de encontro: Junto à Estátua de Joaquim António de Aguiar
Visita guiada ao Jardim do Penedo da Saudade, um dos locais da cidade de Coimbra e do país mais ligado ao topónimo da língua portuguesa “Saudade”.
Local de encontro: Junto à estátua de João de Deus
Visita guiada a espaços (exteriores) associados ao período em que Zeca Afonso passou em Coimbra, desde os tempos de Liceu, à conclusão dos estudos na Universidade, e carreira docente, da qual é expulso por razões políticas.
Local de encontro: Largo D. Dinis
As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30, sendo que os interessados devem fazer a sua inscrição, via telefónica ou presencial, na Casa Aninhas ou na Casa Municipal da Cultura.