Coimbra  12 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Arte, tradição e Zeca Afonso são destaque nas visitas guiadas a Coimbra

4 de Abril 2018

A iniciativa “Visitas Guiadas”, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, já tem a programação definida para o mês de Abril e vai juntar arte, tradições, Zeca Afonso e também “um outro olhar sobre a cidade”.

Todos os meses esta actividade tem atraído muitos curiosos em conhecer os encantos e recantos de Coimbra, passando pela sua história, os seus monumentos e locais mais emblemáticos.

A primeira sessão realiza-se já amanhã (05) e sempre às 15h00.

  • Amanhã (05)“Roteiros de Coimbra – Claustros”

Visita guiada a espaços arquitectónicos intimamente ligados à construção religiosa, dando a conhecer as suas origens, a sua evolução e as diferentes funções.

Local de encontro: em frente à Câmara Municipal de Coimbra

  • Dia 10“Roteiros de Coimbra – Coimbra, Um Outro Olhar”

Visita a vários espaços, ruas, travessas e becos da “Alta” de Coimbra que foram palco de enumeras estórias e vivências na cidade.

Local de encontro: em frente ao Museu Nacional Machado de Castro

  • Dia 14“Vivências Académicas – Tradições Académicas e a Canção de Coimbra”

Visita guiada pelas ruas da “Alta” da cidade que aborda a temática das tradições académicas, das repúblicas, das vivências entre estudantes e futricas e o seu contributo na evolução da Canção de Coimbra. A visita é feita em parceria com o Instituto Politécnico de Coimbra, que colaborará com as suas sete tunas que, ao longo do percurso, executarão apontamentos musicais.

Local de encontro: Sé Nova

  • Dia 18“A Arte em Coimbra – Arquitectos e Arquitectura Contemporânea”

Visita que associa os arquitectos e a arquitectura, do início do século XX até século XXI, ao desenvolvimento da cidade de Coimbra neste período, através da observação de património edificado.

Local de encontro: Junto à Estátua de Joaquim António de Aguiar

  • Dia 19“Vivências nos Jardins – Penedo da Saudade”

Visita guiada ao Jardim do Penedo da Saudade, um dos locais da cidade de Coimbra e do país mais ligado ao topónimo da língua portuguesa “Saudade”.

Local de encontro: Junto à estátua de João de Deus

  • Dia 24“Coimbra dos Escritores – A Coimbra de Zeca Afonso”

Visita guiada a espaços (exteriores) associados ao período em que Zeca Afonso passou em Coimbra, desde os tempos de Liceu, à conclusão dos estudos na Universidade, e carreira docente, da qual é expulso por razões políticas.

Local de encontro: Largo D. Dinis

As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30, sendo que os interessados devem fazer a sua inscrição, via telefónica ou presencial, na Casa Aninhas ou na Casa Municipal da Cultura.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com