Coimbra  15 de Agosto de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ARSC activa medidas do plano de contingência do Verão

4 de Julho 2020 Jornal Campeão: ARSC activa medidas do plano de contingência do Verão

A partir de hoje, em virtude da previsão de temperaturas altas que deverão prolongar-se durante a próxima semana na região Centro, a Administração Regional de Saúde (ARSC) activa medidas do plano de contingência do Verão.

Através do Departamento de Saúde Pública, a ARSC chama a atenção para a necessidade da população adoptar um conjunto de procedimentos que, mantendo o conforto térmico e uma correcta hidratação, previnam os efeitos do calor na saúde.

Especial atenção deve ser dada às pessoas mais vulneráveis aos efeitos das altas temperaturas, nomeadamente às crianças, pessoas com mais de 65 anos, aos portadores de doenças crónicas e a todos os que desenvolvem actividade, laboral ou de lazer, no exterior com consequente exposição forçada ao sol e ao calor.

Nestes dias em que as temperaturas vão aumentar, algumas recomendações devem ser seguidas, tais como: evitar a exposição solar entre as horas de maior calor (11h00 e 16h00); manter o corpo hidratado e fresco com a ingestão de líquidos; utilizar protector solar com factor superior a 30; usar chapéu e óculos de sol; e usar vestuário adequado (roupa leve, preferencialmente de algodão, e de cor clara).