Coimbra  16 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ARS do Centro revela que vacinação nos lares está quase concluída

21 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: ARS do Centro revela que vacinação nos lares está quase concluída

A presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), Rosa Reis Marques, revelou que a vacinação nos lares, “legais e ilegais”, da região está praticamente concluída.

“O processo de vacinação termina amanhã (sexta-feira, 22) – ou na pior das hipóteses no domingo – oito dias após ter sido iniciada”, revelou a responsável, sublinhando que, todos os idosos foram vacinados, independentemente de estarem em estruturas legais ou ilegais “porque todos merecem respeito e protecção”. “É importante proteger quem é mais frágil”, sublinhou.

Rosa Reis Marques anunciou, ainda, que prevê-se o início da vacinação nas pessoas prioritárias já no começo do mês de Fevereiro, apelando às diversas autarquias para que possam “disponibilizar pontos-chave e que sejam acessíveis para a toma da vacina aos seus cidadãos”.

Quanto à escassez de camas, a responsável da ARSC revelou que foram já adquiridas ao sector privado e social cerca de 150 unidades, quer para doentes covid como para os não covid.

“Há um grande esforço dos hospitais, que não é infinito e existiu necessidade de alguma actividade ter sido parada – a que era programada mas não prioritária – daí este aporte de camas que ficaram livres e permitiram estender os meios”, notou.

Já em relação à sobrecarga dos profissionais de saúde, Rosa Reis Marques reconheceu que os recursos humanos eram “limitados” e que têm feito “um esforço muito grande”. O apoio da sociedade, defendeu, é “não os sobrecarregarmos e não os levarmos ao limite da sua capacidade”, concluiu.