Coimbra  21 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Arroz e lampreia continuam a ser reis à mesa até domingo

21 de Março 2019

A 17.ª edição do Festival do Arroz e da Lampreia de Montemor-o-Velho tem sido um sucesso, e prossegue até domingo, com milhares de pessoas a visitar o recinto do certame e a provar e aprovar o melhor que por lá se encontra: a gastronomia típica com os sabores do campo e do rio.

O arroz carolino do Baixo Mondego e a lampreia são os ex-libris de uma ementa mais vasta e variada, onde se inclui o incontornável arroz doce e a doçaria conventual tão bem conhecida.

Neste primeiro fim-de-semana do certame “já consolidado” da vila de Montemor o destaque foi para a maratona de 12 horas de arroz doce, que juntou 30 voluntários na confecção de dezenas de quilogramas desta sobremesa, depois distribuída pelos visitantes. Também no sábado (16), um dos momentos altos foi a transmissão, em directo, do programa “Aqui Portugal”, da RTP, durante grande parte do dia e para o almoço solidário de arroz de lampreia, preparado por Fernando Ramos, presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho.

Mas nem só de gastronomia se faz o Festival, a música, o folclore, a etnografia e a dança são também componentes importantes da programação, dando assim a conhecer aos visitantes o que de melhor tem Montemor-o-Velho. No próximo sábado (23), destaca-se o espectáculo dos Sons do Minho (22h30), no palco do Festival. Ainda no sábado, o espectáculo “InSomnio”, promovido pelo programa “Coimbra Região de Cultura”, vai realizar-se no castelo de Montemor-o-Velho, pelas 21h30.

Este é um espectáculo do ‘Teatro do Mar’ e a história desenrola-se numa cama gigante como estrutura cénica, já que esta é uma performance sobre o sono e o que o invade: as insónias, combinando o teatro físico à acrobacia aérea, vídeo e música. A entrada é gratuita.

Para os próximos dias, e até domingo (24), a animação continua no centro da vila (e também nos restaurantes aderentes ao Festival), com horário alargado na sexta-feira, sábado e domingo. Além das tasquinhas, é possível encontrar no certame vários espaços dedicado aos produtos endógenos e artesanato.

As entradas são livres e gratuitas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com