Coimbra  23 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Arquivo da Universidade de Coimbra acolhe palestra sobre fotografia histórica

21 de Junho 2024 Jornal Campeão: Arquivo da Universidade de Coimbra acolhe palestra sobre fotografia histórica

No próximo dia 28 de Junho, às 18h00, o Arquivo da Universidade de Coimbra irá acolher a palestra intitulada “A Fotografia em Coimbra no Século XIX”, apresentada por Alexandre Ramires. O evento terá lugar na Sala D. João III do Arquivo.

A organização do evento é da responsabilidade do Arquivo da Universidade de Coimbra, com o apoio do blogue “A’Cerca de Coimbra” e do Clube de Comunicação Social de Coimbra.

A comunicação percorrerá os momentos mais marcantes da recepção e produção das imagens fotográficas em Coimbra, desde a sua invenção e descoberta até à transição para o século XX. O palestrante irá abordar as diferentes técnicas fotográficas utilizadas ao longo do século XIX, identificando os fotógrafos responsáveis e datando as suas obras, com base nas transformações físicas da cidade documentadas pela fotografia e verificadas pela investigação.

Um dos pontos altos da palestra será a apresentação de retratos fotográficos de algumas das figuras mais relevantes de Coimbra, tanto na vida académica como na vida da cidade. Serão destacados os fotógrafos em actividade, estudantes, professores da Universidade e figuras populares.

Outra vertente a ser explorada é a das reportagens fotográficas de Coimbra que ganharam projecção internacional, nomeadamente através da participação nas Exposições Universais e do comércio de vistas estereoscópicas.

Alexandre Ramires é professor aposentado de Ciências Físico-Químicas da Escola Secundária de Infanta Dona Maria, em Coimbra. Leccionou as disciplinas de “História da Fotografia” e “Géneros Fotográficos” na Licenciatura em Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi director da Imagoteca Municipal de Coimbra e coordenador do Arquivo de Fotografia do Porto do Centro Português de Fotografia.

Entre as suas contribuições destacam-se a concepção e execução de exposições como “Memória das Oposições”, “Há horas que são de todos”, “25 por 25 | Em Abril, um Quartel Depois”, “Revelar Coimbra”, “Passado ao Espelho” e “Ver a República”.

A próxima sessão do ciclo de palestras do Arquivo da Universidade de Coimbra ocorrerá no dia 12 de Julho, com o tema “Bio-Reserva da Senhora da Alegria: uma natureza com história”. Os palestrantes serão Pedro Gomes e Margarida Portela, da Associação Milvoz.