Coimbra  24 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Arganil vence concurso de postais da União Europeia

13 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Arganil vence concurso de postais da União Europeia

O projecto “Exploradores@PPSerraAçor” de educação e sensibilização ambiental, que convida desde 2018 os alunos do ensino secundário do concelho de Arganil a explorar o património natural e cultural da Paisagem Protegida da Serra do Açor, foi vencedor do concurso de postais “#EUinmyRegion”, promovido pela Direcção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia.

Com alguns dos participantes envoltos pelo verde da Serra e embrenhados no seu papel de exploradores, a fotografia seleccionada para ser o rosto do projecto reflete o entusiasmo da descoberta que envolve este programa dedicado à fauna e flora autóctones e que tem permitido sensibilizar os jovens e a comunidade para a preservação do meio ambiente e para a protecção da natureza e da biodiversidade.

A imagem vencedora vai agora ser estampada em 300 postais, que serão usados pela organização do concurso e pelo Município de Arganil na promoção do projecto, de forma a aumentar a sua visibilidade. Superando expectativas desde a primeira edição, “Exploradores@PPSerraAçor” destaca-se por oferecer uma experiência diferenciadora aos jovens estudantes, permitindo-lhes criar uma relação de afectos com a Serra do Açor e tornando-os nos melhores embaixadores da Paisagem Protegida, do concelho e da região.

Financiado pelo Fundo Social Europeu, o projecto foi promovido pela Câmara Municipal de Arganil, em parceria com o Agrupamento de Escolas daquele lugar, Junta de Freguesia da Benfeita, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e Escola Superior Agrária de Coimbra, no âmbito do projecto “Realiza-te: Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

A campanha “#EUinmyregion” foi concebida com o objectivo de premiar e aumentar a visibilidade dos projectos financiados pela União Europeia em toda a Europa.