Coimbra  20 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Arganil une-se por um rali amigo do ambiente

28 de Maio 2019

Várias iniciativas serão levadas a cabo com o objectivo de minimizar o impacto ambiental da passagem do Rally de Portugal pelo concelho de Arganil.

O Município e o Automóvel Clube de Portugal (ACP) conduzem três acções que apelam à redução da quantidade de resíduos, incentivam à reciclagem e promovem a limpeza das zonas de espectáculo do troço.

Estão previstas duas iniciativas, como forma de consciencialização e prevenção, para dia 30 de Maio à noite, durante o espectáculo de vídeo mapping que vai decorrer na Antiga Cerâmica Arganilense, e também no dia da prova, dia 31 de Maio, tanto no troço como no parque de assistência no Sub-Paço de Arganil.

A terceira acção realiza-se no dia 01 de Junho, após a passagem do rali pelo concelho.

Para sensibilizar o público para a luta contra o plástico e prevenção de incêndios, em parceria com a Universidade de Coimbra e Associação Académica de Coimbra, jovens voluntários vão distribuir no dia da prova sacos para a recolha selectiva de resíduos, garantindo a sua substituição sempre que necessário. De forma a reduzir o consumo de plástico, o programa de voluntariado prevê também a venda de copos reutilizáveis pelos bares/quiosques concessionados instalados nas zonas de espectáculo.

Ainda durante a passagem do rali vão estar instalados ecopontos para separação de plástico e metal (amarelo), vidro (verde), papel e cartão (azul) ao longo do troço, especialmente nas zonas destinadas ao público. Após a realização da prova os resíduos serão pesados e convertidos num valor monetário, que reverte a favor da APPACDM – Unidade de Arganil. Esta é uma acção que conta com o apoio da ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro.

A terceira e última iniciativa realiza-se em parceria com a Associação Juvenil CUME, com os escuteiros e outras associações do concelho e trata-se de uma campanha de limpeza nas zonas de espectáculo, no dia seguinte à passagem do rali pelo concelho. Esta acção insere-se também nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, que se assinala no dia 05 de Junho.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com