Coimbra  21 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Arganil tem novas zonas de coexistência entre peões e veículos

20 de Abril 2024 Jornal Campeão: Arganil tem novas zonas de coexistência entre peões e veículos

O centro da vila de Arganil dispõe de novas zonas de coexistência entre peões e veículos, localizadas na Avenida José Augusto Carvalho, na Rua Eng.º Duarte Pacheco, na Rua José Castanheira Nunes e na Rua 5 de Outubro.

Concluídos os trabalhos de reabilitação urbana, que transformaram o espaço público do centro da vila mais cómodo, mais pedonal e inclusivo, os serviços municipais procederam à instalação dos sinais de trânsito verticais que identificam as novas zonas residenciais.

Estes espaços foram especialmente concebidos para a utilização partilhada do espaço público por peões e veículos. Existe uma plataforma única, onde não existam separações físicas de nível entre os espaços destinados aos diferentes modos de deslocação.

Nestas zonas vigoram regras especiais de trânsito previstas no Código da Estrada (CE), com o objectivo de que peões e veículos coexistem em harmonia e respeito mútuo.

Tendo em conta a diversidade de utilizadores nestas zonas, entre eles crianças e idosos, apela-se à prática de uma condução defensiva e solicita-se atenção para as regras previstas no Artigo 78.º-A do CE. Nomeadamente: os utilizadores vulneráveis podem utilizar toda a largura da via pública; os condutores devem parar sempre que necessário; é proibido estacionar, salvo em locais autorizados; o condutor que saia de uma zona residencial ou de coexistência deve ceder passagem aos restantes veículos. O limite de velocidade nas zonas de coexistência é de 20 km/h para todos os veículos (Artigo 27.º do CE).

Este novo tipo de configuração do espaço urbano tem como objectivo tornar o centro da vila mais “amigo” do ambiente e das pessoas.