Coimbra  25 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Arganil realiza jornada de trabalho na freguesia de Sarzedo

6 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Arganil realiza jornada de trabalho na freguesia de Sarzedo

Liderado por Luís Paulo Costa, o executivo da Câmara Municipal de Arganil visitou, esta terça-feira (03), a freguesia de Sarzedo, dando continuidade ao ciclo de jornadas de trabalho que têm vindo a ser promovidas em todo o concelho desde o início do ano.

No terreno, a comitiva visitou as obras em curso e as já concluídas e definiu novos investimentos para o território, com base nas pretensões da população e nas prioridades estabelecidas em articulação com a junta de freguesia.

A jornada de trabalho, realizada sob o acompanhamento do presidente e do secretário da junta, Idílio Correia e Abel Dinis, respectivamente, incluiu a passagem pela Rua da Escola, Rua da Lameira, estrada de acesso à Quinta do Ribeiro e do Peguinho, recentemente pavimentadas e alvo de marcações rodoviárias, no âmbito de empreitadas levadas a cabo pela autarquia e pela Águas do Centro Litoral (AdCL).

A respeito da segurança viária e da melhoria das condições de circulação, esteve sob o olhar atento do Executivo a intervenção de requalificação da estrada que liga Sarzedo a Arganil. Deu conta Luís Paulo Costa que a autarquia vai proceder à instalação de semáforos adicionais ao longo daquela via, respondendo à preocupação dos moradores relativamente ao desrespeito pelos limites de velocidade que ali se verifica de forma recorrente. As obras em curso prevêem, ainda, trabalhos de pavimentação, melhoramentos ao nível da drenagem de águas pluviais e remodelação de passeios.

O périplo pela freguesia incluiu uma visita de acompanhamento às intervenções a decorrer na Zona Industrial da Relvinha, que incluem a requalificação e a modernização da rede viária e das infraestruturas existentes, na zona este, e a ampliação da zona oeste. Este investimento de 5,5 milhões de euros estará totalmente concretizado dentro de um ano, oferecendo mais e melhores condições de actividade às empresas ali instaladas e abrindo as portas do concelho a novos investimentos, com a criação de 23 novos lotes.

Sob as atenções da comitiva camarária esteve também o Açude do Sarzedo, alvo de intervenção de reabilitação, no âmbito do protocolo celebrado entre o Município de Arganil e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Entre os assuntos debatidos pelos executivos das duas autarquias, atendendo ao impacto positivo que terá na freguesia e no território concelhio, esteve a Estação de Tratamento da Alagoa/Feijoal, que vai ser inaugurada pelo Ministro do Ambiente no próximo dia 10 de Novembro.

“À parte das obras de grande expressão que estão em curso, tomámos nota de um conjunto de melhoramentos que precisam de ser realizados a curto prazo nesta freguesia, nomeadamente no que diz respeito à rede de águas pluviais, abastecimento e saneamento, beneficiação de acessos e reabilitação de infraestruturas, como é o caso do pavilhão e da zona de lazer”, apontou Luís Paulo Costa. É pretensão da autarquia continuar a apoiar a junta de freguesia na realização destas obras, “quer directamente, quer mediante a celebração de contratos programa”.

“O ciclo de presidências participativas integra a política de proximidade que o executivo camarário se tem empenhado em promover com as juntas e uniões de freguesia, elementos imprescindíveis na concretização do plano de acção definido para o território”, disse o Município de Arganil.

De relembrar que foram já realizadas jornadas de trabalho nas freguesias de Piódão, Pomares, Cepos e Teixeira, São Martinho da Cortiça e Celavisa.