Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Arganil promove campanha de limpeza sustentável após passagem do Rali de Portugal

9 de Maio 2023 Jornal Campeão: Arganil promove campanha de limpeza sustentável após passagem do Rali de Portugal

 

O Município de Arganil está a promover uma campanha de limpeza na serra do Açor após a passagem do Rali de Portugal pelo concelho, que decorre na sexta-feira, 12 de Maio. A iniciativa tem como objectivo minimizar os impactos da passagem do evento na região e promover uma conduta mais amiga do ambiente.

No dia seguinte ao rali, vai ser levada a cabo a campanha de limpeza na principal zona de espectáculo da classificativa de Arganil, localizada em Pai das Donas, na freguesia da Benfeita. Os voluntários irão recolher resíduos deixados pelo público durante o evento, contribuindo para a preservação do ambiente.

A acção de voluntariado será convertida em valor monetário e entregue à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) de Arganil. A autarquia instalou ecopontos para a separação de plástico, metal, papel e cartão nas zonas destinadas ao público e ao longo das vias de acesso ao troço, e os voluntários distribuirão sacos para a recolha selectiva dos resíduos.

A iniciativa conta com a colaboração do Automóvel Clube de Portugal, Associação Juvenil CUME, Junta de Freguesia de Benfeita, Compartes dos Baldios de Pai das Donas e APPACDM de Arganil. O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, enaltece a iniciativa de educação e sensibilização ambiental e manifestou-se optimista quanto à conduta do público, que tem mostrado respeito pelas questões ambientais e de segurança durante as edições passadas do evento.

O Município de Arganil e o ACP – Automóvel Clube de Arganil estão empenhados em replicar o modelo de sustentabilidade ambiental que valeu ao WRC Vodafone Rali de Portugal a certificação ambiental máxima por parte da FIA, sendo considerado exemplo a seguir por outros eventos e actividades desportivas nacionais e internacionais.