Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Arganil promove caminhadas durante o mês de Agosto

9 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Arganil promove caminhadas durante o mês de Agosto

O Município de Arganil, com a colaboração da empresa Evolução Vertical, promove, durante o mês de Agosto, caminhadas gratuitas por alguns dos percursos pedestres do concelho.

A iniciativa pretende dinamizar a rede concelhia deste tipo de trilhos, dando-os a conhecer aos munícipes e turistas que visitam Arganil nesta época do ano.

Num total de trinta e três quilómetros, será possível aos caminheiros que compareçam pelas 08h30 nos pontos de encontro, desfrutar do património natural e cultural da Serra do Açor, conhecendo de perto a fauna e a flora, rotas antigas e vias romanas.

Na terça-feira (11), com encontro marcado no Parque Verde Urbano do Subpaço, na vila sede do concelho, ruma-se à descoberta do troço Arganil – Praia Fluvial da Cascalheira, parte integrante da Grande Rota do Alva (GR51).

Segue-se o Caminho de Xisto de Benfeita – PR1 AGN – em plena Paisagem Protegida da Serra do Açor, no dia 14 de Agosto, com partida do Largo do Areal (Benfeita).

Outro dos trilhos, registados e homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, é o PR2 – Percurso Pedestre “Os povos das ribeiras de Piodam” – e será percorrido pelos aventureiros no dia 21 de Agosto. A saída faz-se do Posto de Turismo da Aldeia Histórica do Piódão.

A encerrar a programação, no dia 25 de Agosto, as caminhadas regressam ao ponto de partida – Grande Rota do Alva -, desta feita com partida do Parque Verde do Prado, em Côja, em direcção a Vila Cova do Alva.

Arganil pretende, assim, “afirmar-se enquanto destino turístico de excelência para a prática de actividades em perfeita harmonia com a natureza. Os percursos pedestres a par com o suporte de observação de aves (birdwatching), instalado a cerca de 900 metros de altitude, junto à localidade de Parrozelos, são algumas das actividades a descobrir no concelho.

Apesar de gratuitas, as inscrições são obrigatórias.