Coimbra  30 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Arganil: Projecto de requalificação em Piódão renova dignidade da aldeia

15 de Maio 2024 Jornal Campeão: Arganil: Projecto de requalificação em Piódão renova dignidade da aldeia

O projecto de recuperação do Largo e do Posto de Turismo do Piódão, no concelho de Arganil, que renova a dignidade da aldeia, recebeu uma distinção dos Prémios Mies van der Rohe pela qualidade do trabalho na categoria Arquitextos Emergentes.

Único candidato português na fase final da competição, que passou por uma lista inicial de 362 trabalhos até ao restrito elenco dos sete finalistas, o projecto dos arquitectos Paula del Rio e João Branco permitiu devolver o espaço às pessoas como sala de encontro da aldeia, favorecendo a troca e o convívio social.

“Trata-se de um reconhecimento extraordinário que muito honra e orgulha o Piódão e o concelho de Arganil”, salientou o presidente da Câmara, Luís Paulo Costa.

O autarca realçou que o estatuto de finalista “faz jus à excelência do trabalho realizado pela dupla de arquitectos, que permitiu devolver dignidade ao ponto de encontro e sala de visitas da aldeia de uma forma totalmente enquadrada com a unidade arquitectónica”.

“Projectos como este podem, de facto, permitir perceber aos arquitectos que é possível não ter uma linguagem agressiva no espaço para ele ser reconhecido por todos”, sublinhou Luís Paulo Costa.

O presidente do Município de Arganil disse acreditar que o projecto pode servir de orientação e de escola, na medida em que não é preciso fazer tudo tão diferente para o resultado ser muito positivo”.

A arquitecta Paula del Rio salientou que houve a preocupação de agir silenciosamente e efectuar uma intervenção profundamente contemporânea.

“Não foi concretizada nem por contraste nem por diferença, é como uma terceira via de continuidade entre o contemporâneo, com o que sabemos fazer e o existente, sem colisão”, explicou.

As intervenções concretizadas na Aldeia História do Piódão foram inauguradas em Novembro de 2022 e envolveram um investimento do Município de Arganil de cerca de 930 mil euros, financiado em 400 mil euros pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Valorizar.

O Prémio Europeu de Arquitectura Contemporânea Mies van der Rohe é atribuído desde 2001 para celebrar a excelência de obras arquitectónicas construídas na Europa, sendo coorganizado pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe, sediada em Barcelona, Espanha.