Coimbra  4 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Arganil não avança, para já, com desinfecção de espaços públicos

26 de Março 2020 Jornal Campeão: Arganil não avança, para já, com desinfecção de espaços públicos

A Câmara Municipal de Arganil confirmou, hoje (26), que a desinfecção de espaços públicos está entre as medidas de combate à propagação da covid-19, mas apenas quando as autoridades de saúde o indicarem.

A posição da Direcção-Geral da Saúde é a de que “não existe evidência, neste momento, para a recomendação da utilização dos produtos biocidas para a desinfecção de espaços públicos exteriores, nomeadamente ruas”.

Luís Paulo Costa, presidente da autarquia, assegura que as acções de desinfecção serão prontamente accionadas quando se justificar, defendendo a importância de considerar informações devidamente validadas pelas entidades competentes.

“Os serviços municipais estão preparados para avançar com esta solução onde e quando for necessário, mas, atendendo à situação actual vivida no concelho, as autoridades de saúde consideram ser ainda prematuro”, esclareceu Luís Paulo Costa, acrescentando que “uma acção de desinfecção não previne o que surge amanhã ou no dia seguinte”.

As medidas adoptadas pelo Município de Arganil para evitar a propagação do vírus estão em linha com as orientações da autoridade regional de saúde, a Direcção-Geral da Saúde e com o Plano de Contingência da autarquia, em vigor desde o dia 6 de Março.

Recorde-se que Arganil regista um caso de covid-19 até ao momento. Trata-se de uma profissional de saúde que reside no concelho mas que trabalha no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Em isolamento desde que os primeiros sintomas se manifestaram, a munícipe está a ser acompanhada pelas autoridades de saúde e a sua situação clínica é favorável.